Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 12º MÁX 26º

Portugal recompra apenas 50 milhões em dívida

No regresso aos mercados, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) só conseguiu, esta terça-feira, recomprar em leilão 50 milhões de euros em Obrigações do Tesouro, com maturidade em outubro de 2015.

Portugal recompra apenas 50 milhões em dívida
Notícias ao Minuto

11:33 - 18/03/14 por Ana Lemos

Economia IGCP

O IGCP realizou esta terça-feira um novo leilão de recompra da linha de Obrigações do Tesouro com maturidade em outubro de 2015, mas só conseguiu recomprar 50 milhões de euros em dívida para um montante total desta linha de 8 mil e 200 milhões de euros.

O rácio de cobertura da operação foi 17,8 vezes e o preço médio da recompra foi de 104,30 euros (a uma taxa cupão de 3,35%).

Em reação, o gestor do mercado de dívida do Banco Carregosa, Filipe Silva, refere que “o montante recomprado é tão pequeno que se torna praticamente irrelevante” com “a maior parte dos investidores" a optar por "ficar de fora deste reembolso antecipado e manter os títulos de dívida, que lhe garantem uma taxa cupão de 3,35%".

"Quem tem dívida portuguesa não está interessado em desfazer-se dela, até porque não tem outras alternativas de investimento mais apelativas”, acrescenta o gestor, sublinhando que “o risco/retorno de Portugal, pelo menos no prazo de ano e meio, continua a ter interesse. O preço a que o Estado recomprou é o preço a que esta dívida está no mercado secundário.”

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório