Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Há "pouca racionalidade" na decisão do Pingo Doce, diz Associação de Bancos

O responsável da Associação Portuguesa de Bancos (APB), Norberto Rosa, considerou esta quarta-feira que há "pouca racionalidade" na decisão do Pingo Doce em só aceitar pagamentos com cartões a partir dos 20 euros.

Há "pouca racionalidade" na decisão do Pingo Doce, diz Associação de Bancos
Notícias ao Minuto

14:29 - 10/10/12 por Lusa

Economia Comércio

Isto "porque as taxas que são pagas pelo comerciante são uma percentagem sobre a operação. Quando esse valor é inferior a 20 euros [o comerciante] também paga menos taxa de serviço", explicou Norberto Rosa aos jornalistas, à margem da sua audição na comissão de Economia e Obras Públicas.

"Parece-nos pouco racional o comportamento porque o custo associado ao tratamento do numerário ou de cheques e depois do transporte desses valores", associado ao facto de não ter as verbas imediatamente disponíveis nas contas, "é superior àqueles que resultariam da taxa de serviço ao cliente", acrescentou.

Norberto Rosa, que também é administrador da Caixa Geral de Depósitos (CGD), foi hoje ouvido em sede de comissão no âmbito de um requerimento do PSD sobre as taxas aplicadas às transacções com cartões de débito e de crédito, que os comerciantes acusam de ser das mais elevadas da Europa.

Este é um assunto que é abordado há vários anos e que voltou a estar na ordem do dia depois da Jerónimo Martins ter anunciado que desde Setembro último que a cadeia de supermercados Pingo Doce só aceita pagamentos com cartões em compras superiores a 20 euros.

Norberto Rosa foi ouvido na qualidade de representante da APB e de administrador da CGD.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório