Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

"O ensino artístico faz falta nas nossas escolas"

O coordenador do projeto 'Circus Lab', Giacomo Scalisi, defendeu hoje que o ensino artístico faz falta às escolas nacionais para proporcionar aos alunos outros métodos de aprendizagem, partilhados por profissionais ligados ao mundo das artes.

"O ensino artístico faz falta nas nossas escolas"
Notícias ao Minuto

15:51 - 23/01/16 por Lusa

Cultura Giacomo Scalisi

"O ensino artístico faz falta nas nossas escolas e tem de ser potenciado. É importante que a educação artística esteja dentro da escola, mas também é importante que as pessoas que desenvolvem a educação artística sejam os próprios profissionais, partilhando com os alunos a experiência de anos, que vem da pedagogia, mas também de uma prática contínua e quotidiana no palco cénico", alegou.

No intervalo da conferência 'Circo + Escola = Novo', que tem lugar em Viseu ao longo do dia de hoje, Giacomo Scalisi sublinhou a importância do 'Circus Lab', um projeto artístico e pedagógico de Novo Circo criado de raiz pelo Teatro Viriato, em parceria com o Cirkus Xanti.

Este projeto, realizado no âmbito do programa Pegada Cultural promovido pela DGArtes e a EEA Grants, tem por objetivo "o desenvolvimento de práticas experimentadas e testadas noutros países, neste caso a Noruega, que passam pela área da criação artística, formação e projetos escolares com jovens e a comunidade envolvente".

Depois de uma primeira fase em 2015, o Teatro Viriato promoveu a segunda fase do projeto, tendo lugar laboratórios de artistas e jovens, ao longo de três semanas do mês de janeiro deste ano.

Três grupos distintos de alunos da Escola Secundária Viriato, Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro e Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul tiveram a oportunidade de experimentar a dança, teatro, arte sonora experimental e novo circo com parceiros artísticos do Circus Lab.

Em Viseu os alunos juntaram-se à companhia local 'Companhia Paulo Ribeiro' e à 'Companhia Radar 360º', em Tondela o grupo de estudantes trabalhou com o 'Trigo Limpo/ Teatro Acert' e a 'Companhia O Último Momento', enquanto que em S. Pedro do Sul os alunos juntaram-se à 'Binaural/Nodar' e à 'Companhia Erva Daninha'.

No entender de Giacomo Scalisi, este tipo de projetos deveriam ser replicados, de forma a que as artes pudessem entrar nas escolas nacionais.

"Seria uma possibilidade, fazer entrar as artes nas escolas, continuando a fazer projetos semelhantes a este. As artes entram na própria escola, mas a escola também sai e entra num teatro, por exemplo", sustentou.

Na sua intervenção na conferência, o diretor do Teatro Viriato, Paulo Ribeiro, destacou o novo circo como sendo uma área para a qual sempre olharam com encanto, por conseguir juntar todas as outras, tornando-se "numa espécie de arte completa".

Já a vereadora da Cultura da Câmara de Viseu, Odete Paiva, evidenciou que "normalmente as artes andam um bocadinho divorciadas daquilo que é o ensino curricular normal".

"Na cidade temos a grande vantagem de que a arte, do ponto de vista da dança e da música, fazem parte dos currículos formais da escola. Não sei se vamos ter muitos artistas, mas se não tivermos, estamos a formar públicos exigentes e isso faz toda a diferença", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório