Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Capicua nos 59 anos do Teatro Virgínia

Um espetáculo da Capicua vai assinalar, a 31 de outubro, os 59 anos do Teatro Virgínia, em Torres Novas, sendo um dos destaques da programação deste espaço para o último trimestre do ano.

Capicua nos 59 anos do Teatro Virgínia
Notícias ao Minuto

18:30 - 04/09/15 por Lusa

Cultura Torres Novas

A temporada começa no próximo dia 12 com a 10.ª edição do Estágio para Jovens Instrumentistas Torrejanos, do Choral Phydellius, sendo os destaques, na área da música, dados ainda ao espetáculo que vai juntar a Orquestra Filarmonia das Beiras com o grupo Danças Ocultas (26 de setembro) e à banda portuguesa Lavoisier, em "diálogo" com os fotógrafos Augusto Brázio e Nelson D'Aires, a que se juntam os participantes na master class de fotografia (17 de outubro).

A programação, hoje divulgada, tem agendado, ainda na área da música, para 21 de novembro, o espetáculo "Musíada", do Choral Phydellius, e, no sábado seguinte, Márcia apresentará o seu álbum "Quarto Crescente".

O teatro dirigido por Rui Sena integra a programação do Festival Materiais Diversos (fMD), projeto financiado pela Direção Geral das Artes e pelos municípios de Alcanena, Torres Novas e Cartaxo, que decorre de 10 a 19 de setembro.

Nesta 7.ª edição do fMD, o Teatro Virgínia acolhe os espetáculos de dança "Méduses", com direção e coreografia de Vincent Glowinski, no dia 17, e a peça de teatro By Heart, de Tiago Rodrigues, no dia 19.

Ainda no teatro, Elmano Sancho apresenta "Misterman", um monólogo a partir da obra do premiado dramaturgo Enda Walsh, a 03 de outubro, e, no dia 30 do mesmo mês, "Parece um Pássaro", a partir do livro de David Machado, para crianças dos 3 aos 9 anos. A 12 de dezembro, o Teatro Meridional apresenta "Al Pantalone", um texto de Mário Botequilha.

Na dança, Rui Sena destaca o espetáculo "A Tecedura do Caos", de Tânia Carvalho, no dia 14 de novembro.

A programação do Virgínia até ao final do ano inclui, ainda, "uma ampla agenda de espetáculos e atividades para os mais novos", através do seu Serviço Educativo/Lab Criativo, sendo, em outubro, retomado o trabalho do Grupo Juvenil de Teatro do Virgínia e "lançados desafios na formação teatral" com crianças e seniores através da criação de dois novos grupos.

Entre os espetáculos agendados para os mais novos estão "As Linhas de Newton" (maiores de 12 anos), de Aldara Bizarro, no âmbito da programação regular da associação Materiais Diversos, "Parece um Pássaro", de Raimundo Cosme (3 aos 9 anos), "A Preto e Branco, um Risco Amarelo", de Joana Capucho (dos 6 meses aos 3 anos), e ateliers a partir do livro "Atividário de Teatro", cuja edição foi apoiada pelo Teatro Virgínia, e uma oficina de comedia dell'arte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório