Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Órgão duplo da Igreja dos Clérigos vai tocar obra premiada

O órgão duplo da Igreja dos Clérigos, no Porto, vai tocar no domingo a peça "Cantate Domino Canticum Novum", do compositor brasileiro Daniel Bondaczuk, vencedor do concurso de composição do festival In Spiritum.

Órgão duplo da Igreja dos Clérigos vai tocar obra premiada
Notícias ao Minuto

16:51 - 27/04/15 por Lusa

Cultura In Spiritum

Em respostas à Lusa por escrito a partir dos Estados Unidos, onde está a estudar, Daniel Bondaczuk afirmou que a obra "foi concebida desde o início para os órgãos duplos da igreja dos Clérigos tendo em consideração as combinações sonoras disponíveis nesses instrumentos".

A peça vencedora do prémio Joaquim Simões da Hora vai ser estreada em concerto às 11:00 pelas mãos de João Vaz, considerado pela organização como o "maior organista português da atualidade", e por Javier Artigas.

Daniel Bondaczuk teve o seu primeiro contacto com o órgão ibérico em Tiradentes, no Brasil, em 2002, tratando-se de um instrumento que havia sido construído por um organeiro do Porto.

"O desafio de compor para o órgão de um modo geral está em conhecer as possibilidades do instrumento e o órgão é um instrumento de muitas possibilidades. É preciso conhecer os sons, as combinações possíveis, a afinação, as divisões e extensões dos manuais e pedaleira (quando essa existe) para que se possa criar algo que venha a aproveitar o melhor do instrumento", explicou o compositor de 30 anos.

Daniel Bondaczuk disse que a peça é a introdução "para o quinto domingo da Páscoa, que neste ano cai no dia 3 de maio, data na qual a peça será estreada", traduzindo este cântico "o espírito do momento por conta do recente restauro dos órgãos".

O segundo In Spiritum - Festival Internacional de Música e Contemplação do Porto vai decorrer entre quinta-feira e domingo.

"O evento oferece ao público cinco concertos de música erudita em monumentos e lugares emblemáticos da cidade, incluindo o Salão Árabe do Palácio da Bolsa, o Palácio das Artes, a Igreja da Misericórdia, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto e a Igreja dos Clérigos", referiu a organização em comunicado no começo do mês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório