Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

David Toscano em Portugal para apresentar romance

O escritor mexicano David Toscano está em Portugal para apresentar o seu romance "O Exército Iluminado", que narra a história de Ignacio Matus, que considera uma vergonha nacional para o México, a perda do Estado do Texas.

David Toscano em Portugal para apresentar romance
Notícias ao Minuto

20:00 - 25/11/14 por Lusa

Cultura Escritores

O romance, com a chancela da Parsifal edições, é apresentado pelo escritor Manuel da Silva Ramos, na quarta-feira, às 21:30, no Hotel Covilhã-Jardim e, no dia seguinte, às 18:30, em Lisboa, na Sociedade Portuguesa de Autores, pelo escritor Gonçalo M. Tavares.

O romance narra a história de Ignacio Matus, um professor que, ano após ano, insiste em transmitir aos alunos o que considera ser a vergonha nacional que constituiu a perda do Estado mexicano do Texas para os Estados Unidos da América.

Esta sua insistência pedagógica leva à sua expulsão do estabelecimento de ensino e, ferido no seu patriotismo, decide criar um exército no qual se alistam crianças deficientes, que sai da cidade de Monterrey, no México, com a missão de atravessar o rio Bravo para recuperar o Texas e, com ele, a dignidade nacional.

A editora qualifica a obra como um "romance inquietante, irónico e comovente, em que os fracassos das personagens os transformam em verdadeiros heróis", ilustrando "o génio literário de David Toscana".

Nascido em Monterrey, em 1961, David Toscano é autor, entre outros títulos, de "Las bicicletas", "Estación Tula", "Lontananza", "Duelo por Miguel Pruneda", "Los Puentes de Königsberg" e "La Ciudad que el Diablo se Llevó".

Em Portugal, David Toscano tem editados "O Último Leitor" e "Santa Maria do Circo", romance adaptado ao teatro com dramaturgia de Amir Haddad e direção de Ivo Fernandes.

A versão dramática de "Santa Maria do Circo" também já se estreou em Portugal, em 2009, tendo sido adaptada ao cinema, com estreia mundial prevista para o próximo ano, segundo a editora portuguesa.

Toscano recebeu, entre outros, os prémios Antonin Artaud, José Fuentes Mares e José María Arguedas, e fez parte do International Writers Program, programa internacional de escritores da Universidade de Iowa, e do Berliner Künstlerprogram (Programa de Arte de Berlim).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório