Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Cine Clube de Avanca com quatro filmes no Festival Montecatini

Quatro curtas-metragens de animação produzidas em Avanca, Estarreja, são exibidas na terça-feira no "Montecatini International Short Film Festival", em Florença, anunciou hoje o Cine Clube de Avanca.

Cine Clube de Avanca com quatro filmes no Festival Montecatini
Notícias ao Minuto

15:26 - 13/10/14 por Lusa

Cultura Itália

A mostra de cinema Português faz parte do programa oficial do festival Montecatini, que decorre até dia 19 e vai na sua 65.ª edição. É o segundo certame mais antigo de Itália, após o Festival Internacional de Cinema de Veneza, e o mais antigo do mundo de curta-metragem, tendo sido criado com o objetivo de atuar como um ponto de referência para o cinema independente italiano.

Nesta mostra serão exibidos os filmes 'A ria, a água, o homem...', 'Conto do Vento', 'Lágrimas de um Palhaço' e 'Mulher sombra'.

'A ria, a água, o homem...', com textos de Raul Brandão, música de Debussy, desenhos e realização de Matos Barbosa e a voz do ator Joaquim de Almeida, "reinventa a Ria de Aveiro num inesperado desenho animado a preto e branco", tendo sido várias vezes premiado em festivais de cinema de diversos países.

'Conto do Vento', de Cláudio Jordão e Nelson Martins, é uma curta-metragem de animação produzida em três dimensões, que retrata uma fábula sobre uma menina e a sua mãe numa sociedade preconceituosa, algures no interior norte de uma aldeia portuguesa. Este filme foi distinguido com 22 prémios em festivais de todos os continentes, sendo o filme português mais premiado de sempre.

'Lágrimas de um Palhaço', de Cláudio Sá, conta a história de um velho palhaço que leva uma vida rotineira e solitária. As decisões que tomou, aliadas ao acaso, conduziram-no até um presente infeliz. O seu interior consulta o passado como caminho para um novo futuro. O filme aborda as temáticas do destino, da rotina e do emprego.

'Mulher sombra', de Joana Imaginário, relata a história de uma mulher enfeitiçada pelo vento, sendo um filme de animação, que integra imagem real e um conjunto de técnicas inesperadas de experimentação cinematográfica.

Os filmes são acompanhados por conferências, debates e "masterclass" sobre cinema português, em que participa Rita Capucho, do Cine Clube de Avanca.

O Cine Clube de Avanca iniciou a sua atividade de promoção e produção de cinema em 1975. Em 1997 organizou pela primeira vez o Festival de Cinema AVANCA que comemorou este ano a sua 18.ª edição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório