Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

O país onde doentes mentais vivem em jaulas

Num país onde se estima que existam cerca de 26 mil doentes mentais, várias famílias são, por diversas vezes, forçadas a internar os seus entes queridos em espaços que de humano pouco têm. Agrilhoados a celas gradeadas, as imagens que lhe trazemos agora, retiradas de um trabalho do Daily Mail, mais parecem de tempos há muito passados. Mas não são. São imagens bem atuais de um país que é tão 'querido' pelos turistas. Estamos a falar da Indonésia.

Notícias ao Minuto

20:35 - 30/07/14 por Notícias Ao Minuto

Cultura Indonésia

A ilha de Bali, na Indonésia, é mais conhecida como destino turístico, com praias vestidas de turistas com carteiras recheadas de dinheiro para gastar.

Porém, lado a lado com as instâncias turísticas, há um deserto humano que quase sempre escapa aos olhares dos quase um milhão de visitantes que por ali passam anualmente.

A realidade é tão triste quanto preocupante e as imagens chegam mesmo a criar revolta em quem as vê, parecendo mesmo saídas de um sítio que há muito já deveria ter sido esquecido pelo imaginário humano.

Com uma população estimada de 26 mil doentes mentais, muitos indonésios deixam os seus familiares em espaços gradeados com poucos cuidados médicos.

E entre os motivos para tais atitudes encontram-se os baixos recursos financeiros de que dispõem, mas não só. Muitas pessoas ainda pensam que os doentes mentais estão possuídos ou encantados, não acreditando que tratamentos médicos podem curar os seus entes queridos.

‘Pasung’ é o nome atribuído a esta prática, que no fundo significa que estas pessoas são trancadas em jaulas ou acorrentadas e há doentes que estão trancados há quase uma década.

As imagens que agora lhe mostramos contrastam em todos os aspetos com a realidade que tantas vezes é vendida nos postais das agências de viagens, mas que mesmo assim merecem ser vistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório