Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

Literatura em Viagem faz homenagem a Rentes de Carvalho

O escritor José Rentes de Carvalho vai ser homenageado a 10 de maio, em Matosinhos, na 8.ª edição do festival LeV -- Literatura em Viagem, que apresenta como tema uma viagem aos territórios onde se move a literatura.

Literatura em Viagem faz homenagem a Rentes de Carvalho
Notícias ao Minuto

12:10 - 29/04/14 por Lusa

Cultura Festival

O ex-primeiro-ministro José Sócrates é a personalidade escolhida para a conferência inaugural desta edição do LeV, que decorre entre 09 e 11 de maio, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos revelou hoje que, este ano, o LeV apresenta como tema "uma viagem aos territórios onde se move a literatura, através de mapas criados pelos livros", propondo aos convidados "uma reflexão sobre os novos mundos que a literatura contemporânea abre nesta 'era do vazio'".

Francisco José Viegas, Pilar del Rio, António Pedro Vasconcelos, Mafalda Veiga, Carlos Daniel, Eduardo Lourenço, Rui Lopes Graça, Miguel Araújo Jorge e Nuno Camarneiro são alguns dos escritores, jornalistas, músicos e cineastas que farão parte de "oito mesas centradas nos mapas do corpo, do quotidiano, da identidade, das ideias, da literatura, da história, da linguagem e da viagem" que decorrerão nos dias 10 e 11.

A sessão de homenagem a José Rentes de Carvalho, que terá lugar no dia 10, contará com a participação de Bruno Vieira Amaral, de Carlos Nogueira e do ex-secretário de Estado da Cultura Francisco José Viegas.

O escritor, que nasceu em Gaia, em 1930, "dividido entre Estevais e Amesterdão, retrata o nosso país com a intensidade de quem conhece como ninguém e com a acutilância de quem o observa à distância", refere a autarquia.

Nesta 8.ª edição do festival será também lançado o livro "A Janela de Saramago", concebido pelo fotógrafo João Francisco Vilhena, com textos dos "Cadernos de Lanzarote", que será apresentado por Pilar del Rio, no dia 10.

A par do lançamento do livro, editado pela Porto Editora, estará patente a mostra "Lanzarote, a Janela de Saramago", que contará com fotografias a preto e branco e sépia, "montadas em sequência como fotogramas de um filme acompanhado por frases de José Saramago".

O LeV contará ainda com a exposição "Polaroide&Poemas, as Imagens das Palavras", que reunirá 14 imagens a preto e branco de escritores portugueses como Vasco Graça Moura, Agustina Bessa-Luís e Eugénio de Andrade, entre outros, captadas pela objetiva de João Francisco Vilhena.

A autarquia adiantou ainda que, no dia 09 de maio, regressa às escolas o "LEViznho", uma iniciativa que contará com a participação dos escritores Adélia carvalho, José Pires e Manuela Costa Ribeiro.

O Lev vai encerrar com os músicos Mafalda Veiga, Miguel Araújo Jorge e a brasileira Verônica Ferriani, "numa conversa em torno da poesia e da música".

O LeV reúne todos os anos em Matosinhos dezenas de escritores, nacionais e estrangeiros, num "encontro que pretende não só facilitar a comunicação e o contacto direto com público leitor, mas também contribuir para uma reflexão em torno da importância que a literatura assume nos dias de hoje e da forma como interage com outras áreas do conhecimento".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório