Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Ministério da Defesa vê queda de Tiangong-1 como oportunidade de estudo

Está previsto que a estação espacial chinesa entre na atmosfera da Terra entre sábado e domingo.

Ministério da Defesa vê queda de Tiangong-1 como oportunidade de estudo
Notícias ao Minuto

13:46 - 30/03/18 por Sara Gouveia

Tech Espaço

A estação espacial chinesa Tiangong-1 tem estado à deriva no espaço desde há dois anos, em março de 2016, e está prestes a reentrar na atmosfera terrestre. Segundo o gráfico divulgado pela Agência Espacial Europeia (ESA) a queda está prevista para este fim de semana, entre sábado e domingo.

Não se sabe para já qual o ponto exato onde a nave poderá cair, mas Portugal está numa das zonas de "maior probabilidade de impacto".

No entanto, a situação está a ser vista com tranquilidade pelo Governo português.

Numa entrevista à agência de notícias russa Sputnik, o comandante João Neves, do Ministério da Defesa explicou que esta é, do ponto de vista tecnológico e científico, uma oportunidade "de monitorizar e prever a reentrada de objetos produzidos pelo homem na atmosfera, possibilitando afinar a tecnologia e os algoritmos existentes para obter resultados mais assertivos em eventos deste género".

Não há medidas preventivas que possam ser tomadas para evitar possíveis danos causados pelos destroços da nave, "dada a rara natureza e a aleatoriedade destes eventos, mas os sistemas de proteção civil têm implementados procedimentos que pretendem mitigar os efeitos que daí advenham", explicou.

E apesar de Portugal ainda não conseguir acompanhar totalmente eventos como os da queda da Tiangong-1, o militar refere que esse é o próximo passo.

Notícias ao MinutoÁrea de entrada potencial de Tiangong-1 na atmosfera© Agência Espacial Europeia

"Estamos a trabalhar no sentido de constituir esta capacidade, que se prevê estar operacional dentro de alguns meses e, assim, fazer parte de um esforço internacional para monitorar e prever eventos com origem nas órbitas próximas da Terra", garantiu o militar.

Ainda foi planeada uma reentrada controlada na atmosfera pela Agência Espacial chinesa, mas tal não foi possível pois, em 2016, Tiangong-1 deixou de funcionar.

A estação espacial chinesa tem mais de 10 metros de comprimento e pesa oito toneladas. 

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório