Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Cambridge Analytica anuncia suspensão do diretor "com efeitos imediatos"

Empresa está envolvida num caso grave de utilização indevida de dados de mais de 50 milhões de utilizadores da Facebook.

Cambridge Analytica anuncia suspensão do diretor "com efeitos imediatos"
Notícias ao Minuto

19:55 - 20/03/18 por Anabela de Sousa Dantas

Tech Dados

O diretor-geral da Cambridge Analytica, Alexander Nix, foi suspenso das suas funções, "com efeitos imediatos", avança o Guardian, depois de divulgado que a empresa foi capaz de aceder a informação pessoal, de forma indevida, de mais de 50 milhões de utilizadores da Facebook. 

"A assembleia-geral da Cambridge Analytica anunciou hoje a suspensão do CEO Alexander Nix com efeitos imediatos, enquanto se realiza uma investigação exaustiva e independente", afirmou a empresa em comunicado, a que o jornal britânico teve acesso.

O documento acresce que a decisão foi tomada após divulgados "comentários recentes" e outras "alegações" com relação a Nix que "não representam os valores ou operações da firma".

O Channel 4 do Reino Unido, sublinhe-se, conseguiu gravar declarações de Alexander Nix, sem o seu conhecimento, em que este admite usar métodos pouco ortodoxos nas campanhas políticas dos seus clientes, como "enviar algumas raparigas" à casa de um candidato rival ou "oferecer uma grande quantidade de dinheiro" e gravar o momento, para depois pôr tudo na Internet.

As acusações mais graves que recaem sobre a empresa britânica alegam utilização indevida de informação dos utilizadores do Facebook para ajudar o candidato republicano Donald Trump a ganhar as presidenciais norte-americanas em 2016.

A empresa, sublinhe-se, está no centro nevrálgico de uma discussão sobre a proteção de dados dos utilizadores por parte do Facebook e a responsabilidade desta rede social nesta mesma questão.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório