Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 28º

Cientistas usam substância de plantas em fibra para peças de automóveis

Cientistas transformaram uma substância que existe nas paredes das células das plantas, a lignina, em fibra de carbono para produzir peças de automóveis e aviões resistentes e de baixo custo, anunciou hoje a Sociedade Americana de Química.

Cientistas usam substância de plantas em fibra para peças de automóveis
Notícias ao Minuto

10:25 - 23/08/17 por Lusa

Tech Estados Unidos

Ligada à celulose, um dos principais constituintes destas paredes que é usado no fabrico de papel, a lignina confere às árvores rigidez, impermeabilidade e resistência a ataques microbiológicos, mas tem sido subaproveitada porque frequentemente é queimada para gerar energia em biorefinarias ou é lançada em aterros sanitários.

A fibra de carbono utilizada atualmente nos automóveis e aeronaves é geralmente feita de poliacrilonitrila, uma resina sintética cara e não reutilizável.

Para criar uma fibra de carbono duradoura e barata, uma equipa de investigadores da Universidade Estatal de Washington, nos Estados Unidos, misturou lignina com poliacrilonitrila em diversas quantidades.

Posteriormente, usou uma variedade de técnicas para avaliar as características estruturais e mecânicas da nova fibra, incluindo microscopia eletrónica, calorimetria e espectroscopia de ressonância magnética nuclear, e concluiu que poderia ser utilizada em peças de automóvel ou de aviões.

O próximo passo será testar a resistência da fibra de carbono de lignina na produção de carros.

A investigação foi cofinanciada pelas construtoras automóveis Ford e Hyundai.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório