Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

No futuro, usará avatares para falar em VR. Facebook explica porquê

A rede social criada por Mark Zuckerberg já criou um espaço ('Spaces') onde é possível aos utilizadores experimentarem aquela que será uma realidade no futuro.

No futuro, usará avatares para falar em VR. Facebook explica porquê
Notícias ao Minuto

21:11 - 06/08/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Inovação

Se é daquelas pessoas que está na crista da onda no que diz respeito a inovação tecnológica, saberá que uma das grandes apostas das grandes tecnológicas é a realidade virtual, a par da inteligência artificial.

Porém, as relações desenvolvidas através de VR realizam-se quase sempre em ambientes ‘ficcionados’, embelezados e trabalhados para parecer que estamos inseridos numa espécie de mundo desenho-animado.

Mas há uma razão ‘cientifica’ para as coisas serem assim. Segundo explicou recentemente, ao site Business Insider, Rachel Franklin, responsável pelo departamento de realidade virtual do Facebook, não estamos preparados para, ‘fora da realidade’, nos relacionarmos com os nossos pares.

Os estudiosos deram o nome de “uncanny valley” a este sentimento, sendo descrito como o efeito de mal-estar ou indisposição por estarmos fora do nosso elemento, a realidade.

“Se formos muito realistas nesta fase, corremos o risco de que as pessoas se sintam assim (desconfortáveis). Quando somos um cartoon, temos aspetos que nos dizem num instante com quem estamos a falar. O efeito uncanny valley vai-se e podemos focar-nos na comunicação” que estamos a desenvolver, explicou Franklin.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório