Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Nave especial russa Soyuz MS-05 partiu a caminho da EEI

A nave espacial russa Soyuz MS-05 com três tripulantes a bordo descolou hoje do cosmódromo de Baikonur, nas estepes do Cazaquistão, com destino à Estação Espacial Internacional (EEI) para uma missão de cinco meses.

Nave especial russa Soyuz MS-05 partiu a caminho da EEI
Notícias ao Minuto

18:25 - 28/07/17 por Lusa

Tech Espaço

A Soyuz elevou-se às 21:40 locais (16:41 em Lisboa), conduzida pelo russo Sergueï Riazanski, o norte-americano Randy Bresnik e o italiano Paolo Nespoli, da Agência espacial europeia, segundo as imagens transmitidas pela agência espacial russa Roskosmos.

O acoplamento da nave à plataforma orbital está previsto para as 22:50 (hora de Lisboa) após cerca de seis horas de voo.

Esta será a segunda vez que uma Soyuz MS, a quinta da sua série, se dirige para a EEI num esquema de voo abreviado, e quando as três anteriores o fizeram após dois dias de voo autónimo, com testes aos diversos sistemas da nova nave espacial russa.

A EEI, um projeto avaliado em mais de 150 mil milhões de dólares (128 mil milhões de euros) em que participaram 16 países, inclui atualmente 14 módulos permanentes e orbita a uma velocidade de 27.000 quilómetros por hora, a uma distância de 400 quilómetros da terra.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório