Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Cientistas usam Wi-Fi para 'fotografar' através de paredes

Philipp Holl é o homem por detrás deste projeto que usa as ondas produzidas pelo WiFi para identificar espaços ‘livres’ e ‘preenchidos’.

Cientistas usam Wi-Fi para 'fotografar' através de paredes
Notícias ao Minuto

06:11 - 28/05/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Inovação

A introdução no nosso quotidiano da tecnologia WiFi foi, em larga medida, uma vantagem para todos. Porém, cientistas alemães estão agora empenhados em tentar usar as ondas produzidas por este sistema para fotografarem o interior de edifícios.

Segundo o explicado, a própria propagação das ondas permitirá identificar espaços vazios e preenchidos, possibilitando que, tal como num raio-x, se identifiquem figuras e objetos, com relativa definição.

“Basicamente, com esta tecnologia é possível fazer um scan da sala através da transmissão de Wi-Fi”, revela um dos cientistas responsáveis pelo projeto, Philipp Holl, da Universidade Técnica de Munique.

Holl defende contudo que a tecnologia que desenvolveu com o seu professor de universidade está apenas numa fase de protótipo, garantindo que, apesar de não ser uma descoberta, o método explorado por si é melhor do que o utilizado até aqui.

“Se estiver uma chávena em cima de uma mesa não será possível identificar a sua forma. Mas podemos ver a forma de uma pessoa, um cão ou um sofá. Na realidade, qualquer objeto com mais do que quatro centímetros de tamanho”, afirma ao Business Insider.

No fundo, o método desenvolvido por este alemão implica a utilização de duas antenas, uma fixa, que mostra todo o campo de Wi-Fi, e uma segunda, móvel, que permite ver, de diferentes pontos, a propagação do sinal.

Estas antenas, contudo, não registam apenas a intensidade do sinal, mas também a ‘fase’, uma propriedade da luz que também é encontrada na propagação destas ondas, uma vez que, à semelhança do que acontece com o laser, também o Wi-Fi emite microondas de radiação.

Posteriormente, através de software, os dados captados pelas antenas são transpostos para imagem, permitindo ver, “quase em tempo real”, qualquer movimentação atrás de quatro paredes.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório