Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Terrorismo, sexo e violência. Como o Facebook censura estes conteúdos

O The Guardian teve acesso aos manuais internos da rede social que ajudam a perceber qual é o critério que determina que determinadas publicações devem ser apagadas.

Notícias ao Minuto

09:32 - 22/05/17 por Miguel Patinha Dias

Tech Manual

Se alguma vez se perguntou como é que o Facebook decide o que deve censurar ou não da sua rede social as imagens acima partilhadas pelo The Guardian devem ajudar a elucidá-lo sobre a questão.

Desde há alguns anos que o Facebook tem prestado especial atenção a conteúdos ligados a organizações terroristas, imagens ou vídeos que podem ser considerados conteúdo sexual e até publicações demasiado violentas para estarem acessíveis.

As imagens refletem mais de cem páginas de manuais internos do Facebook e demonstram bem a dificuldade que deve ser determinar o que deve ou não ser censurado. Não esquecer que são feitas milhões de publicações todos os dias na rede social, pelo que pode ser visto como inevitável que sejam cometidos alguns erros no processo.

Nas imagens fica particularmente evidente que a imagem, a descrição e também o contexto em que se insere a publicação são levadas em conta. Apesar disto, o Facebook tem sido frequentemente atacado por defensores de liberdade de expressão, que consideram que a rede social é a maior ferramenta de censura do mundo.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório