Um estudo levado a cabo por cientistas do Canadian Light Source (CLS) pretende mostrar ao público como reagem baterias de lítio de dispositivos eletrónicos que sejam submetidas a um grande stress. As imagens em cima mostrar como reagem estas baterias e mostram bem os efeitos de um ciclo de carregamento demasiado forte.
Para verificar o efeito na bateria, a equipa da CLS esgotou a energia abaixo do nível crítico, tendo de seguida carregado em demasiada e sobreaquecido a bateria. Foi por esta altura que os materiais no interior da bateria começaram a deformar-se e a produzir bilhas de oxigénio, dióxido de carbono e outros gases, conta o Popular Science. Do formato de um retângulo, a bateria ganhou a forma de uma almofada, tendo inchado em demasiada.
O estudo indica também contribuem para explosões de baterias defeitos de fabrico, uma vez que foi observado que há uma maior observação de bolhas de gás em zonas com alguns defeitos. É de esperar que o estudo ajude a melhor os métodos de fabrico de baterias, dando às fabricantes mais conhecimento de situações que podem prevenir.