Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

França e Alemanha querem ter acesso a mensagens encriptadas

A medida está a ser defendida pelos dois países como forma de combater a ameaça do terrorismo.

França e Alemanha querem ter acesso a mensagens encriptadas

A encriptação é uma funcionalidade que está a ser progressivamente adotada por várias tecnológicas e integrada nas suas respetivas aplicações de mensagens, na tentativa de responder ao desejo dos seus utilizadores. A França e a Alemanha não se opõem a isto, desde que tenham uma forma de aceder a conteúdos encriptados.

Conta a Reuters que a medida foi proposta em conjunto pelos governos de França e da Alemanha, com os respetivos ministros do Interior, Bernard Cazeneuve e Thomas de Maizière (respetivamente) a explicar que a encriptação “constitui um desafio durante as investigações”, propondo que aplicações como o WhatsApp ou o Telegram “removam conteúdo ilícito” ou “desencriptem mensagens” quando se trate de uma investigação relacionada com terrorismo.

“A segurança é uma competência nacional, mas criar a estrutura certa a nível europeu ajudará os estados membros a realizarem o seu dever de proteger os seus cidadãos”, declarouy à Reuters um porta-voz da Comissão Europeia.

Em reação ao The Verge, o responsável por tecnologia e direitos humanos da Amnistia Internacional, Elsayed-Ali, apontou que todos os esforços serão infrutíferos. “Podem conseguir parar algumas empresas de usar [encriptação] mas as pessoas que a queiram usar vão continuar a fazê-lo”, dando a entender que existirão sempre aplicações capazes de o fazer.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório