O empresário multimilionário Elon Musk é bem conhecido não só pelas suas várias polémicas, como também por ser dono de algumas das empresas mais badaladas da atualidade.
Além de uma fabricante de carros elétricos (a Tesla), Musk também é dono de uma empresa aeroespacial (a SpaceX), de uma rede social (o X), de empresa de Inteligência Artificial (a xAI) e também de uma startup que desenvolve ‘chips’ com o objetivo de os implantar em cérebros (a Neuralink). Não satisfeito, Musk parece ter decidido criar mais uma empresa.
A mais recente publicação de Elon Musk indica que o empresário decidiu fundar uma empresa de software chamada Macrohard - um nome que serve de provocação à Microsoft e que vê Musk a voltar a recorrer a piadas fálicas.
“Juntem-se à xAI e ajudem a construir uma empresa de software puramente de Inteligência Artificial chamada Macrohard. É um nome sarcástico, mas o projeto é bem real”, escreveu Musk numa publicação partilhada na rede social X. “Em princípio, dado que as empresas de software como a Microsoft não produzem elas próprias qualquer ‘hardware’ físico, deve ser possível simulá-las somente com Inteligência Artificial”.
Join @xAI and help build a purely AI software company called Macrohard. It’s a tongue-in-cheek name, but the project is very real!
— Elon Musk (@elonmusk) August 22, 2025
In principle, given that software companies like Microsoft do not themselves manufacture any physical hardware, it should be possible to simulate…
Serve recordar que esta não é a primeira vez que Musk menciona esta empresa uma vez que, em julho, o magnata multimilionário chegou a até aludir ao nome Macrohard.
“Estamos a criar uma empresa de software de Inteligência Artificial multigante na xAI onde o Grok gera centenas de agentes especializados de codificação e geração/compreensão de imagens/vídeos que trabalham em conjunto e, de seguida, emula humanos a interagir com software em máquinas virtuais até que o resultado seja excelente”, escreveu Musk. “Este é um desafio macro e um problema difícil [hard, em inglês] com uma competição dura! Conseguem adivinhar o nome desta empresa?”, perguntou o empresário, que terminou o ‘post’ com um emoji a rir.
We are creating a multi-agent AI software company @xAI, where @Grok spawns hundreds of specialized coding and image/video generation/understanding agents all working together and then emulates humans interacting with the software in virtual machines until the result is excellent.… https://t.co/RKztKVTq2e
— Elon Musk (@elonmusk) July 13, 2025
Tudo isto poderia não passar de uma brincadeira de Elon Musk mas, como nota o site Gizmodo, o empresário submeteu um pedido de marca registada para a Macrohard no começo de agosto perante o United States Patent and Trademark Office (USPTO). O documento menciona videojogos mas, de momento, ainda é cedo para sabermos o que o empresário pretende fazer com a Macrohard.
Leia Também: Elon Musk diz qual é a 'favorita' a vencer 'corrida' da IA