Consulta ao Gemini gasta menos do que 9 segundos a ver TV, diz Google

Uma consulta ao Gemini, o modelo de Inteligência Artificial (IA) da Google, consome menos energia do que ver nove segundos de televisão, afirmou a empresa de tecnologia, citando um estudo realizado pelos seus investigadores.

Gemini em português passa a estar disponível no Google Workspace

© Lusa

Lusa
22/08/2025 12:59 ‧ há 2 horas por Lusa

Tech

IA

Em média, uma consulta textual nas aplicações Gemini consome 0,24 watt-hora (Wh) de energia, representando um consumo energético menor do que assistir a nove segundos de televisão, que corresponde a cerca de 100 Wh, estimam os investigadores da 'gigante' da tecnologia.

 

Além disso, uma consulta ao modelo de IA emite 0,03 gramas de dióxido de carbono e consume 0,26 mililitros (ml) de água, o equivalente a cerca de cinco gotas, acrescentam os autores do estudo.

A Google recusa-se a divulgar o número de consultas feitas no Gemini todos os dias, o que permitiria ter uma ideia do consumo total de energia do modelo.

A realização do estudo contabilizou as fases de cálculo ativo dos modelos de IA para gerar respostas às solicitações dos utilizadores, a energia real consumida pelos 'chips', processadores e centros de dados como um todo, refere.

A tecnológica explica que levou em consideração a energia das máquinas inativas, que devem ser alimentadas permanentemente para estarem prontas para lidar com picos de tráfego, os sistemas de refrigeração dos servidores e outras cargas indiretas dos centros de dados.

No entanto, estes números não incluem todo o treino dos modelos de IA e devem ser interpretados com cautela, uma vez que o estudo não foi verificado por uma entidade independente, como a própria empresa alerta.

A agência de notícias France Presse (AFP) relembra que calcular a pegada ambiental de um modelo de IA é uma tarefa extremamente complexa, pois não existe uma norma global de medição.

Leia Também: Meta assina contrato de 10 mil milhões para utilizar Google Cloud

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas