Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Twitter encerrou 235.000 contas que incentivavam terrorismo

A rede social norte-americana Twitter anunciou hoje ter suspendido 235.000 contas nos últimos seis meses, no âmbito da sua política de combate a publicações que façam a apologia do terrorismo.

Twitter encerrou 235.000 contas que incentivavam terrorismo
Notícias ao Minuto

18:51 - 18/08/16 por Lusa

Tech Redes Sociais

Estas suspensões, somadas às que foram anunciadas em fevereiro, quando o Twitter forneceu pela primeira vez números, elevam para 360.000 o número total de contas com conteúdos terroristas apagadas desde meados de 2015 e estão a ajudar "a obter resultados significativos" na redução desse tipo de atividade na rede social, de acordo com a empresa sediada em San Francisco, Califórnia.

O Twitter tem sido pressionado no sentido de encontrar um equilíbrio entre proteger a liberdade de expressão no serviço e não fornecer uma tribuna para os grupos terroristas difundirem mensagens de violência e recrutarem pessoas para as suas causas.

Os mais recentes encerramentos de contas ocorreram desde fevereiro deste ano, quando a rede social comunicou que tinha apagado 125.000 contas por violarem as regras sobre ameaças violentas e promoção do terrorismo.

"Desde esse anúncio, o mundo testemunhou uma onda ainda maior de sangrentos e abjetos ataques terroristas em todo o globo", escreveu o Twitter num post publicado no seu blogue.

"Condenamos veementemente tais atos e continuamos empenhados em eliminar a promoção da violência e do terrorismo na nossa plataforma", lê-se no texto.

O número diário de suspensões de contas aumentou mais de 80% desde o ano passado e atinge níveis máximos imediatamente após a ocorrência de atentados terroristas, segundo a rede social, que refere estar a tornar-se mais rápida a identificar conteúdos terroristas e a encerrar as contas envolvidas, o que resulta numa queda acentuada do número de seguidores que atraem enquanto estão ativas.

Têm também sido tomadas medidas para tornar mais difícil o regresso imediato ao Twitter de pessoas responsáveis por contas que tenham sido apagadas, e as equipas que analisam queixas de suspeitas de conteúdos terroristas foram alargadas, indicou a empresa norte-americana.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório