Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Agências de espionagem podem entrar nos smartphones dos utilizadores

Edward Snowden afirmou que a GCHQ, agência de espionagem britânica, pode ter acesso a smartphones e ter fotografias comprometedoras dos utilizadores.

Agências de espionagem podem entrar nos smartphones dos utilizadores
Notícias ao Minuto

21:57 - 05/10/15 por Notícias Ao Minuto

Tech Edward Snowden

De acordo com o Mirror, Edward Snowden, antigo funcionário da NSA, afirmou que a GCHQ, agência de espionagem britânica, pode ganhar acesso aos smartphone e que há “muito pouco” que possa ser feito para os parar.

Snowden sugere que os espiões podem ganhar um “controlo total” do smartphone ao enviar aos seus alvos uma simples mensagem de texto.

Depois de recebida a mensagem, a agência de espionagem pode ter acesso à câmara do dispositivo e ouvir o que o microfone capta.

Snowden prossegue descrevendo cada uma destas ferramentas. Uma delas permite ligar e desligar o smartphone por si só (Dreamy Smurf), outra ouvir tudo o que se passa em volta do utilizador mesmo com o dispositivo desligado (Nosey Smurf) e ainda outra através da qual é possível ter uma localização precisa da posição do utilizador (Tracker Smurf).

Está ainda prevista a hipótese de o utilizador querer testar o seu smartphone para ver se este tem algum tipo de software invasivo através de uma ferramenta chamada Paranoid Smurf. Snowden refere que estas agências conseguem perceber “a quem liga, a quem manda mensagens, coisas que pesquisou na internet, lista dos contatos, sítios onde esteve e redes de Internet a que o smartphone está associado.”

[Notícia atualizada às 12:11]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório