Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Dona da Airbus utiliza revestimento desenvolvido na Universidade de Aveiro

Um inovador revestimento desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) para a indústria aeronáutica vai ser utilizado pela empresa europeia de aeronáutica e de defesa EADS, dono da Airbus, anunciou hoje a instituição.

Dona da Airbus utiliza revestimento desenvolvido na Universidade de Aveiro
Notícias ao Minuto

14:01 - 18/12/12 por Lusa

Tech Aeronáutica

Quando aplicado à fuselagem dos aviões, este revestimento inteligente repara, como se de pele se tratasse, pequenas rupturas resultantes de impactos mecânicos e ambientais sofridos pelos aparelhos durante o voo.

Segundo a UA, a empresa proprietária da Airbus prevê estar a voar no próximo ano com o revestimento desenvolvido pelo Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO) da UA.

"A funcionalidade de auto-reparação é introduzida nos aviões através dos nossos nano-contentores que são incorporados nas tintas utilizadas no revestimento dos aparelhos", explica Mikhail Zheludkevich, coordenador da investigação do grupo da Engenharia de Superfície e Proteção Contra Corrosão do CICECO.

Com esta abordagem, garante o investigador da UA, "a segurança, a performance e a sustentabilidade a longo prazo dos aviões podem ser significativamente melhoradas".

Além do grupo EADS, a UA refere que também há grandes nomes da indústria automóvel, das plataformas petrolíferas e das ventoinhas eólicas em lista de espera para aplicarem nos seus equipamentos este revestimento revolucionário.

A equipa do CICECO está ainda a trabalhar num outro revestimento inteligente para a indústria aeronáutica que liberta uma solução fluorescente à volta de fissuras resultantes de impactos mecânicos ocorridos quer durante a montagem quer durante a exploração das aeronaves.

"Estas falhas no material têm muitas vezes tamanhos microscópicos, mas são altamente perigosas se não forem detectados em terra, já que tendem a alastrar durante o voo", diz a UA.

A fluorescência tem a grande vantagem de, ao tornar visíveis a olho nu a localização das falhas do material, evitar que o avião siga viagem com uma imperfeição não detectada pelas equipas de manutenção.

Para além disso, adianta a UA, o tempo que o aparelho fica em terra para ser vistoriado com segurança é "drasticamente" reduzido, o que para as empresas de aviação representa uma melhor rentabilização dos aparelhos.

O CICECO prevê que dentro de quatro anos este revestimento inteligente com sensores de impacto mecânico possa já estar a sobrevoar os céus do planeta.

Os dois projectos da UA resultam da participação da academia nos projectos MUST e SARISTU, do 7.º Programa-Quadro da União Europeia, que têm como objectivo melhorar a competitividade da indústria europeia através do desenvolvimento de revestimentos inteligentes.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório