Jovens não sabem o que é desinformação e, portanto, estão mais expostos

O estudo concluiu que os jovens, com idades entre os 11 e os 14 anos, tendem a acreditar erroneamente que a desinformação é apenas sobre eventos mundiais e fraudes, pelo que consideram não estar expostos a conteúdo desinformativo.

IA, desinformação, fake news, redes sociais

© ShutterStock

Lusa
04/08/2025 16:18 ‧ ontem por Lusa

Tech

Reino Unido

Jovens com idades entre os 11 e os 14 anos acreditam não estar expostos a desinformação 'online', por isso tendem a acreditar mais em conteúdo enganador, concluiu um estudo da Universidade de Glasgow, no Reino Unido. 

 

De acordo com o estudo universitário, a ausência de barreiras nas redes sociais, fazendo com que qualquer pessoa possa publicar todo o tipo de conteúdo sem processos de verificação, é um dos motivos que leva à proliferação da desinformação no mundo virtual.

"Isto é particularmente importante à medida que os jovens recorrem cada vez mais a media sociais para obter todos os tipos de informações, usando-as como fonte de notícias e como mecanismo de busca", lê-se no documento.

O estudo concluiu que os jovens, com idades entre os 11 e os 14 anos, tendem a acreditar erroneamente que a desinformação é apenas sobre eventos mundiais e fraudes, pelo que consideram não estar expostos a conteúdo desinformativo.

Neste sentido, a análise colocou os jovens perante informação falsa, demonstrando que "a maioria não verificou as informações cruzando o que leu com outras fontes de notícias. Em vez disso, confiaram na sua intuição (...) ou olharam para o que os outros disseram nos comentários para detetar desinformação", afirmam os investigadores. 

Além disso, o documento alerta que "a desinformação tem um impacto não apenas em crenças, mas também em comportamentos: por exemplo, afeta a forma como as pessoas votam em eleições".

Assim, o grupo de investigadores desenvolveu um projeto onde condensam recursos destinados aos jovens, de forma a poder ajudá-los a desenvolver habilidades de deteção de desinformação e segurança no mundo virtual.

Os recursos disponíveis 'online' podem ser consultados aqui

Leia Também: Desinformação com IA aumenta: CR7 e Montenegro são usados para fraudes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas