Pouco depois do anúncio oficial da Switch 2 começaram a circular notícias que apontavam para a possibilidade de a Nintendo estar a avaliar novamente o preço da sua nova consola nos EUA devido às tarifas aduaneiras de Donald Trump.
Na altura, a Nintendo chegou até a adiar o período de pré-compra da Switch 2 nos EUA, com a consola a ter sido lançada no começo de junho tal como estava previsto. No entanto, a Nintendo decidiu agora anunciar um aumento de preço para os diferentes modelos da Switch original.
Conforme anunciado pela Nintendo, a Switch ‘standard’ passa de 299,99 para 339,99 dólares, a Switch OLED de 349,99 para 399,99 dólares e a Switch Lite de 199,99 para 229,99 dólares. O mesmo aumento vai verificar-se com acessórios para a consola, que terão aumentos entre os 5 e os 10 dólares. Serve recordar que, além do Japão também ter sido alvo de tarifas dos EUA, dois mercados onde os produtos da Nintendo são produzidos - a China e o Vietname - também estão entre os países visados.
A Nintendo não referiu especificamente as tarifas de Trump como o motivo para estes aumentos, com o site Ars Technica a indicar que no comunicado da empresa são citadas apenas “condições de mercado” para a tomada da decisão.
A empresa japonesa deixou, por enquanto, a Switch 2 de fora dos aumentos de preço mas, com base em declarações anteriores, parece que tal possibilidade ainda não está completamente fora de hipótese.
Leia Também: Nintendo Switch 2 já vendeu mais de 6 milhões de unidades