O Centro de Planetas Menores da União Astronómica Internacional anunciou esta semana a descoberta de um novo planeta anão. Chama-se 2017 OF201 e pode ser encontrado para lá de Plutão.
Conta o site Science Alert que o 2017 OF201 tem cerca de 700km de diâmetro e demora à volta de 25 mil anos a completar a órbita à volta do Sol.
As informações partilhadas indicam que o ponto mais distante do Sol encontra-se a uma distância 1.600 vezes superior à da Terra em relação à estrela no centro do Sistema Solar. Já o ponto da órbita mais próximo do Sol é semelhante ao de Plutão.
“O 2017 OF201 passa apenas 1% do seu tempo orbital perto o suficiente para ser detectável”, afirma o líder da equipa do Instituto de Estudos Avançados, Sihao Cheng.
“A presença deste objeto sugere que pode haver centenas de objetos com órbita e tamanhos semelhantes - estão apenas demasiado distantes para serem detetados neste momento. Mesmo que os avanços nos telescópios nos tenham permitido explorar partes mais distantes do Universo, ainda há muito por descobrir no nosso Sistema Solar", explica Cheng.
© Sihao Cheng
Leia Também: Telescópio James Webb detetou a galáxia mais distante alguma vez avistada