A administração de Donald Trump anunciou que lançou, na segunda-feira, uma nova versão da aplicação CBP One, do anterior governo, que permitia aos mexicanos pedir um visto para atravessar a fronteira legalmente. Agora, a app chama-se CBP Home e incentiva os imigrantes que estão ilegalmente no país a pedir a "autodeportação".
"A aplicação CBP Home dá aos estrangeiros a opção de sair agora e se autodeportarem, para que ainda possam ter a oportunidade de regressar legalmente no futuro e viver o sonho americano. Senão o fizerem, vamos encontrá-los, deportá-los e nunca mais voltarão", explicou, num comunicado citado pelo jornal britânico The Guardian, a secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kristi Noem.
A Just Futures Law, uma organização sem fins lucrativos que promove a justiça social e económica através do combate a desigualdades estruturais com abordagens legais, aconselha os imigrantes a desconfiar e evitar usar esta funcionalidade.
Illegal aliens can self-deport the easy way.
— Rapid Response 47 (@RapidResponse47) March 10, 2025
Or they can get deported the hard way.
The good news is that the re-branded CPB Home app makes self-deporting simpler than ever. pic.twitter.com/QN11ikB7Ck
"Em vez disso, devem analisar cuidadosamente as suas opções legais com conselheiros confiáveis. Este movimento reflete a estratégia cínica de Trump de inundar o país com mensagens que criam medo entre as comunidades de imigrantes, enquanto angariam favores", explicou a advogada da Just Futures Law Laura Rivera.
Esta atualização da aplicação também levanta preocupações relacionadas com a privacidade, uma vez que a app original, a CBP One, já recolhia dados biométricos e fotografias.
Recorde-se que Trump construiu a campanha presidencial com a promessa de "deportações em massa" de imigrantes sem documentos, com o governo a cancelar várias vias legais que antes eram usadas para entrar nos Estados Unidos e a proibir o asilo nas fronteiras norte-americanas.
Leia Também: EUA vão retomar voos de deportação para a Venezuela