Meteorologia

  • 14 OCTOBER 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

"Programador, o fiel arquiteto que escreve romances para sites e app"

Artigo assinado por Rodrigo Moura, programador da empresa Integer.

"Programador, o fiel arquiteto que escreve romances para sites e app"
Notícias ao Minuto

07:18 - 12/09/24 por Notícias ao Minuto

Tech Artigo de opinião

"Neste ano, como é bissexto, o Dia do Programador, que até é feriado na Rússia, comemora-se hoje, 12 de setembro. Todavia, nos outros anos, é a 13. A explicação é simples. Esta efeméride tem de ser sempre assinalada no 256º dia do ano, porque este número é muito importante em informática. Em programação — ciência que está na base de construção de sites e de aplicações (App) — este número significa o total de combinações possíveis com 8 bites, os quais servem para representar os caracteres que compõe as linhas de código. 

 

Mas, afinal, o que é uma linha de código?

Desafio o leitor a abrir um site à escolha, a clicar com o botão do lado direito do rato e a escolher, conforme o browser a partir do qual acede, a opção "ver fonte da página" ou "inspecionar". Aí encontra as tais linhas de código. Uma linguagem indecifrável para a maioria das pessoas, mas que os programadores de todo o mundo compreendem muito bem.

Vamos por partes.

O programador está para um site e para uma App (Android ou Apple) como um arquiteto está para um edifício. Ambos são responsáveis por conceber a estrutura ideal de um espaço (um físico e outro virtual) de acordo com os objetivos e as necessidades definidas previamente pelo cliente.

O programador começa, então, por explorar o raciocínio lógico do algoritmo, ao criar um conjunto de instruções e de regras para executar determinadas tarefas. Concretizando: quando o utilizador de um site de um banco acede à sua conta, se abrir a opção transferências, vai ter um determinado formulário; se abrir a de depósitos, terá outro. Isto porque, o código que está a correr ‘internamente’ tem para cada ação ativada uma determinada ordem.

Algoritmo tratado, passa-se para a segunda etapa do processo. Depois de arquiteto, é hora de o programador vestir a pele de ‘escritor’ e de escolher o tipo de linguagem mais adequada para o site e/ou App (há específicas para cada plataforma, mas algumas podem ser usadas em ambas). Para se ter uma ideia, atualmente, no mundo inteiro, existem mais de mil linguagens informáticas disponíveis, algumas bem conhecidas de todos nós. Afinal de contas, quem nunca ouvir falar de Java Script, ASPX, HTML, PHP, GO?

Apesar de terem características diferentes, na realidade, todas as linguagens também têm necessariamente algo em comum: são formadas por expressões em inglês (entendível por todos), números e sinais gráficos (pontuação, matemáticos...), no sentido de, tudo em conjunto, ser de leitura universal. Voltando ao desafio de clicar com o botão do lado direito do rato num site, se o leitor reparar, a informação aparece sempre numa espécie de ‘escadinha’, pois facilita imenso a organização visual ao programador.

Todavia, apesar de este profissional fazer uso de uma linguagem técnica global, enquanto ‘escritor’ também tem margem para desenvolver o seu estilo, quer na abordagem dos conteúdos (como os escreve) quer na própria apresentação dos mesmos (pode usar sistemas de cores, por exemplo, para destacar alguns dados). E esta liberdade criativa reveste-se de extrema importância, visto que permite minimizar o erro. Para se ter uma noção da necessidade de conforto de escrita informática, se um programador, mais uma vez, num site de um banco, trocar ‘apenas’ o número um pelo zero, pode estar a dar luz verde a fraudes.

Por isso é que é tão relevante celebrar o Dia do Programador, o fiel arquiteto que escreve anonimamente complexos ‘romances’ para sites e App em linhas de código. Romances no sentido em que estes ‘textos’ possuem estrutura narrativa e estão carregados de ‘enredos’, ‘personagens’, ‘cenários’, ‘ações’, ‘condições’ e ‘desfechos’ mundialmente reconhecidos por quem carregar no botão do lado direito do rato e souber interpretar todos os milhares de 256 bites que diariamente comandam sem nós sabermos as nossas vidas."

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório