Os legisladores europeus podem ter de esperar pelo próximo ano para chegar a acordo no que diz respeito a legislação que regule Inteligência Artificial (IA), adianta a Reuters.
Sabe-se que os legisladores europeus terão esta terça-feira, dia 24, uma reunião considerada nuclear sobre a legislação de IA mas, caso não se chegue a um acordo, tal oportunidade só deverá voltar a surgir em dezembro.
Alguns dos entraves são colocados por modelos de fundação e sistemas de alto risco, com as sugestões atuais a pretenderem classificar estes modelos de acordo com o número de utilizadores. Este sistema foi sugerido por Espanha que tem, atualmente, a presidência da União Europeia mas foi argumentando que modelos de IA com menor dimensão também colocam os seus próprios riscos.
As fontes da Reuters indicam que Espanha tem procurado diálogos com outros membros da União Europeia em busca de um potencial acordo mas, por enquanto, parece que o resultado mais provável é mesmo que este pacote de leis para regular a tecnologia de IA seja atrasado (pelo menos) até dezembro.
Leia Também: "A Inteligência Artificial não vai curar o cancro"