Meteorologia

  • 14 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 29º

Rede 5G da NOS "já cobre todas as ilhas dos Açores"

A rede móvel 5G da NOS "já cobre todas as ilhas dos Açores", tendo a empresa duplicado o número de estações base no arquipélago no último ano, num investimento acima dos três milhões de euros.

Rede 5G da NOS "já cobre todas as ilhas dos Açores"
Notícias ao Minuto

10:05 - 30/06/23 por Lusa

Tech 5G

Em comunicado hoje divulgado, a NOS refere que a cobertura total das ilhas dos Açores abre "novas perspetivas de desenvolvimento e transformação digital na região".

Este marco "ficou completo com a instalação de um 'site' 5G na ilha do Corvo, tendo a empresa duplicado o número das suas estações base no arquipélago, no último ano, através de um investimento de mais de três milhões de euros", refere a empresa liderada por Miguel Almeida.

"A partir deste momento, a cobertura de 5G passa a englobar cerca de 96% da população dos Açores, estendendo-se o serviço à totalidade dos 19 concelhos que compõem o arquipélago em paralelo ao desenvolvimento da rede no continente", adianta a empresa.

A cobertura "final da população do Arquipélago está prevista para breve, com a conclusão do plano de implementação desta rede móvel na região", acrescenta.

Para Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, citado em comunicado, "o 5G abre um mundo de possibilidades à população açoriana, rumo a uma sociedade mais digital, mais sustentável e com maior desenvolvimento económico".

Esta "é uma revolução que a NOS está a liderar em Portugal, desde o primeiro minuto, e, por isso, nos orgulhamos de contar com a maior e melhor cobertura 5G do país, com este enfoque recente aqui no arquipélago. Esperamos com isto ajudar a encurtar a distância entre esta região e todos os outros pontos do país", remata.

"Depois da primeira TV por subscrição nos Açores, e do maior WiFi público na cidade de Ponta Delgada, é com uma imensa satisfação que posso dizer que já entregamos 5G nas nove ilhas do arquipélago. Isto representa uma enorme oportunidade para a região e um marco incrível para a NOS, sendo um ótimo espelho da nossa evolução aqui, que nos permitiu, por exemplo, duplicar o número de clientes nos últimos cinco anos", acrescenta, por sua vez, Camilo Moniz, diretor-geral da NOS Açores.

A NOS adianta que "ao longo de mais de três décadas" na região "investiu mais de 83 milhões de euros, contando, neste momento, com quatro 'data centres' [centros de dados]".

Leia Também: Consórcio usou 5G com sucesso para poupar energia na transmissão de dados

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório