Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Toshiba quer ficar com ramo energia da Alstom

O conglomerado industrial japonês Toshiba vai fazer uma oferta à General Electric (GE) para lhe comprar uma parte do ramo energia do grupo francês Alstom, no caso em que os norte-americanos consigam comprar os europeus, revelou hoje o diário japonês Nikkei.

Toshiba quer ficar com ramo energia da Alstom
Notícias ao Minuto

06:45 - 08/05/14 por Lusa

Tech Oferta

A publicação nipónica adiantou que a Toshiba está interessada na atividade de distribuição integrada no conjunto empresarial que a General Electric quer adquirir.

O grupo japonês entende que a prioridade da GE não é o negócio de distribuição da Alstom e que, se a Toshiba o assumir, o montante a pagar pela GE nesta operação de aquisição seria reduzido.

A Toshiba, que já tem uma relevante atividade na energia, com os seus equipamentos para centrais e outros aparelhos, já comprou, há algum tempo, a empresa suíça Landis+Gyr, especializada em "contadores elétricos inteligentes", equipamentos essenciais para as redes elétricas de nova geração, por 2,3 mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros).

Se ficar com a atividade de distribuição da Alstom (transformadores, sistemas de gestão,...), a Toshiba tornar-se-á um ator poderoso neste domínio à escala mundial.

A distribuição de eletricidade representa um mercado colossal, tanto que as redes instaladas estão em vias de evolução para o que se designa como 'smart grids' (redes inteligentes), infraestruturas que conjugam a gestão informática com a distribuição elétrica em sentido estrito.

O volume de negócios da Toshiba na distribuição situa-se em 300 mil milhões de ienes (2,14 mil milhões de euros), mas será triplicado se ficar com a mesma atividade desenvolvida pela Alstom.

A GE propôs recentemente à Alstom comprar-lhe o seu ramo energia por 12,35 mil milhões de euros.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório