Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Facebook renuncia projeto de moeda digital

O Facebook (Meta) vai renunciar ao projeto de moeda digital, depois da associação Diem ter anunciado que vai vender os seus direitos de propriedade intelectual e outros ativos à Silvergate Capital Corporation por 182 milhões de dólares.

Facebook renuncia projeto de moeda digital
Notícias ao Minuto

07:15 - 01/02/22 por Lusa

Tech Facebook

Em euros, trata-se de um acordo de cerca de 162 milhões.

Esta iniciativa, com a qual o gigante das redes sociais queria revolucionar os pagamentos eletrónicos, estava num bom caminho.

"Ficou claro durante as nossas discussões com as autoridades norte-americanas que o projeto não podia ir mais longe", justificou o diretor-geral da associação Diem, Stuart Levey, citado em comunicado.

A Meta entrou no setor das moedas digitais ao criar o "Libra" em 2019, que deveria oferecer um novo método de pagamento fora dos circuitos bancários tradicionais.

Consciente das preocupações dos reguladores sobre uma moeda gerida por uma empresa privada, o grupo norte-americano decidiu confiar a sua gestão a uma entidade, com sede em Genebra (Suíça).

Após o abandono de vários parceiros importantes, como PayPal, Visa e Mastercard, a organização reviu as suas ambições, antes de juntar com a Diem no final de 2020.

"Desde o início, o Project Diem procurou aproveitar os benefícios da tecnologia 'blockchain' para projetar um sistema de pagamento melhor e mais inclusivo", disse Stuart Levey.

A associação conseguiu construir e testar um sistema de pagamentos baseado em tecnologia que também executa 'bitcoin', que inclui salvaguardas contra o seu uso por criminosos, adiantou.

Ao mesmo tempo, "procuramos ativamente 'feedback' de governos e reguladores em todo o mundo, e o projeto evoluiu e melhorou significativamente", observou Stuart Levei.

Mas as negociações acabaram por fracassar e "o melhor a seguir era vender os ativos do grupo Diem", concluiu.

A Silvergate disse num comunicado que vai pagar 50 milhões de dólares (cerca de 44 milhões de euros) em dinheiro e devolverá aproximadamente 1,2 milhão de novas ações por um valor total equivalente a 182 milhões dólares (cerca 162 milhões de euros).

Leia Também: Facebook vai remover opção da rede social na próxima semana

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório