Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Portugal tem melhor índice de diversidade no setor tecnológico europeu

Portugal tem o melhor índice de diversidade de género no setor tecnológico na Europa, "com a proporção mais baixa de equipas exclusivamente masculinas que receberam financiamento" em 2021, segundo um estudo hoje divulgado pela Atomico.

Portugal tem melhor índice de diversidade no setor tecnológico europeu
Notícias ao Minuto

07:21 - 07/12/21 por Lusa

Tech Diversidade

Numa nota que dá conta das principais conclusões do estudo, o fundo de capital de risco referiu que as "tecnológicas europeias estão a transformar-se em potências mundiais e Portugal acompanha a tendência de crescimento", com dois unicórnios (empresas avaliadas em mais de mil milhões de dólares), num total de 321 na Europa.

"Portugal destaca-se como o país europeu com o melhor índice de diversidade de género no setor tecnológico, com a proporção mais baixa de equipas exclusivamente masculinas que receberam financiamento este ano (75%)", segundo o mesmo comunicado.

Ainda no que diz respeito ao financiamento, "Portugal destaca-se com 54% dos inquiridos a considerar o financiamento como um desafio especial para a tecnologia europeia nos próximos 12 meses", face a 20% dos italianos e 29% dos espanhóis que "concordam que a angariação de fundos ainda é um desafio", segundo a nota.

"A Europa está prestes a atingir um novo recorde de investimento anual na indústria tecnológica, com um valor de 88 mil milhões de euros" em 2021, indicou a Atomico, no estudo "Estado da Tecnologia Europeia 2021".

O relatório faz "uma análise profunda sobre o panorama da indústria tecnológica em 45 países da Europa", destacando algumas tendências chave e apresentando um diagnóstico.

"As mulheres e minorias étnicas continuam a sentir maior dificuldade na angariação de investimento, face aos homens brancos", conclui o estudo, sublinhando que esta tendência mantém-se "apesar das evidências de que as equipes mistas e diversificadas apresentam um melhor desempenho", sendo que "as mulheres angariam apenas 9% do capital investido em 2021".

Assim, "de uma amostra de 4.684 empresas de tecnologia sediadas na Europa que angariam mais de 1 milhão de euros em financiamento total desde 01 de janeiro de 2020, apenas 0,7% do capital total foi angariado por fundadoras negras, 1,1% por fundadores homens negros e 22,7% por fundadoras brancas".

Por outro lado, "33% do capital total investido, a nível global e em rondas de financiamento até 4 milhões de euros, foi em 'start-ups' de 'early stage' [empresas em início de vida] europeias". Assim, "atualmente, a Europa conta com o seu 'pipeline' mais forte no segmento de 'start-ups' em 'early stage' e é a segunda região do mundo com maior investimento neste segmento" a seguir aos Estados Unidos.

De acordo com o estudo, "mais de 25 mil milhões de euros foram investidos em empresas de tecnologia 'purpose-driven' na Europa nos últimos cinco anos, representando 15% de todo o financiamento e um aumento ano a ano de 57%". Estas empresas têm como objetivo "o desenvolvimento para um futuro sustentável".

Este estudo contou com entrevistas a mais de 60 figuras de destaque do setor, bem como com os resultados de um inquérito realizado em setembro e outubro, com mais de cinco mil respostas.

Leia Também: Empresa britânica criou um robot com expressões faciais (arrepiantes)

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório