Rússia quer obrigar gigantes tecnológicas a terem escritórios locais

A Apple, a Google, a Meta e o Twitter estão entre as visadas.

O jornal de investigação russo Novaya Gazeta, um dos símbolos da imprensa independente na Rússia, disse hoje que foi derramado um produto químico desconhecido na entrada da sua redação, em Moscovo, já anteriormente alvo de ataques.

© Getty Imagens

Miguel Patinha Dias
26/11/2021 18:02 ‧ 26/11/2021 por Miguel Patinha Dias

Tech

Rússia

As maiores empresas tecnológicas dos EUA podem vir a ser obrigadas a abrir escritórios em território russo, isto se quiserem continuar a operar no país.

Conta a Reuters que o regulador russo Roskomnadzor exigiu que 13 empresas estrangeiras (com a maioria a ter origem nos EUA) começassem a ter uma presença oficial na Rússia até ao final de 2021. Entre as empresas encontram-se a Apple, a Google, a Meta (Facebook), o Telegram, o TikTok e o Twitter.

Esta exigência da Rússia está relacionada com a lei que entrou em efeito em julho deste ano, que obriga “empresas de Internet” com mais de 500 mil utilizadores diários a terem escritórios locais.

Dado que algumas destas empresas já têm escritórios na Rússia, fica claro que o governo de Putin pretende que as tecnológicas fortaleçam a sua presença no território. Caso falhem em fazê-lo, as empresas podem ser banidas ou sofrerem outro tipo de restrições.

Leia Também: Apple recebeu nova multa em Itália no valor de 10 milhões de euros

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas