Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Astrónomos detetam sinais de vapor de água na maior lua de Júpiter

Astrónomos detetaram sinais de vapor de água na atmosfera de Ganimedes, a maior lua de Júpiter, a partir do estudo de imagens de arquivo do telescópio espacial Hubble, anunciou hoje a Agência Espacial Europeia (ESA), que opera o telescópio.

Astrónomos detetam sinais de vapor de água na maior lua de Júpiter
Notícias ao Minuto

18:46 - 26/07/21 por Lusa

Tech Ganimedes

"O vapor de água [na atmosfera] que agora medimos tem origem na sublimação do gelo causada pela fuga térmica de vapor de água das regiões [da superfície gelada] mais quentes", afirmou, citado num comunicado da ESA, o coordenador da equipa, Lorenz Roth, do KTH Instituto Real de Tecnologia, em Estocolmo, na Suécia.

Segundo o estudo, publicado na revista científica Nature Astronomy, a temperatura na superfície de Ganimedes, o nono maior corpo celeste do Sistema Solar, "varia fortemente ao longo do dia e, por volta do meio-dia, perto do equador, pode-se tornar suficientemente quente para que a superfície gelada liberte algumas pequenas quantidades de moléculas de água".

A água, em estado líquido, é uma condição fundamental para a vida tal como se conhece. Identificá-la noutros mundos "é crucial" para a busca de planetas habitáveis além da Terra, refere o comunicado da ESA, realçando que Ganimedes "pode reter mais água do que todos os oceanos da Terra".

Contudo, as temperaturas na lua de Júpiter, a maior do Sistema Solar, "são tão frias que a água na superfície congela e o oceano fica a cerca de 160 quilómetros abaixo da crosta", adianta a ESA, que pretende enviar em 2022 um satélite para estudar Júpiter e as luas Europa, Ganimedes e Calisto, onde os cientistas pensam que possa existir água líquida sob o gelo à superfície.

O satélite demorará oito anos a chegar à órbita do "gigante gasoso", esperando-se que, durante três anos e meio, faça observações detalhadas do planeta, em particular da sua atmosfera turbulenta, e das três luas, podendo vir a orbitar Ganimedes, a maior e mais brilhante.

De acordo com a ESA, Ganimedes "fornece um laboratório natural para a análise da natureza, evolução e habitabilidade potencial de mundos gelados em geral" e destaca-se pelo "papel que desempenha dentro do sistema de satélites galileanos e pelas suas interações magnéticas e de plasma únicas com Júpiter e o seu ambiente".

A missão europeia a Júpiter tem participação portuguesa, da empresa aeroespacial Active Space Technologies, que vai construir o mecanismo de funcionamento da antena do satélite que irá permitir fazer a recolha de dados e transmiti-los para a Terra.

Leia Também: SpaceX escolhida para participar em missão a lua de Júpiter

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório