Meteorologia

  • 25 JULHO 2021
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 27º

Edição

Eis as 15 startups escolhidas para integrar o 'Acelerador 5G'

Das mais de 50 candidaturas foram selecionadas 15 startups para integrar o Acelerador 5G - Programa de Inovação Colaborativa, promovido pela NOS e Amazon Web Services (AWS), com o apoio da Startup Lisboa.

Eis as 15 startups escolhidas para integrar o 'Acelerador 5G'

Terminaram no passado dia 18 de abril as candidaturas ao 'Acelerador 5G', que contaram com mais de 50 participações. Após uma pré-seleção, 30 projetos passaram para a fase de apresentação ao júri, composto por representantes da NOS, AWS, Armilar e Startup Lisboa, que selecionou depois as 15 finalistas.

Estas startups, lê-se em comunicado enviado às redações, "desenvolvem soluções em áreas tão diversas como Saúde, Indústria, Ambiente, SmartCities, Entretenimento ou Turismo", recorrendo a "diferentes tecnologias que podem vir a ser exponenciadas pela quinta geração de redes móveis, tais como IOT, Realidade Virtual e Realidade Aumentada".

A maioria destes projetos, das 15 startups selecionadas, "encontra-se numa fase de maturidade média-elevada e alguns contam já com uma base sólida de clientes". Em comum, partilham a mesma visão: "utilizar a tecnologia 5G para fazer crescer os seus negócios".

Confira a lista das 15 selecionadas:

AgroInsider: Serviços de precisão para a agricultura em larga escala, disponíveis para todos os agricultores, agrónomos e empresas, com faixas de preços acessíveis e diferenciados por escala e necessidades específicas. 

AR Geo: Solução que combina o uso da realidade aumentada e da geolocalização ao serviço do marketing digital, direcionada a empresas multinacionais, retail e pequenas e médias empresas. 

BBox Sports: Ferramenta de engagement que desenvolve novas formas de conexão entre os fãs e as suas equipas desportivas usando Realidade Aumentada ligada a artigos colecionáveis oficiais.

BestHeath4U: Adesivo inteligente integrado com software de previsão e rastreamento digital,que monitoriza as feridas crónicas ou outras, à distância, através de bio nanomateriais inovadores para fixar dispositivos médicos à pele. 

BoxToLife: Plataforma na nuvem, através da qual é possível criar e gerir conteúdo interativo para perfis específicos de visitantes de museus, parques ou monumentos. 

Clever Volume: Solução simples, automática e escalável de obter informação sobre desperdício e gestão de resíduos em segundos.

FootAR: Experiência de realidade aumentada para os adeptos de desporto, através de uma second screen app que adiciona uma nova camada de informação inteligente em tempo real ao evento que se está a assistir. 

Kit AR: Solução de realidade aumentada e machine learning para capacitar os operadores de chão de fábrica e otimizar os processos de produção. 

Live Electric Tours: Experiência de self-drive com viaturas 100% elétricas, equipadas com internet grátis, GPS Audio Guia e uma câmara Live que permite partilhar tudo em direto com amigos e familiares através das redes sociais. 

Omniflow: Soluções sustentáveis para cidades inteligentes, como, por exemplo, o Smart IoT Lamppost, um poste de iluminação inteligente, alimentado por energia eólica e solar capaz de abrigar células 5G, sensores de qualidade do ar, carregadores elétricos e edge computing.

Onalytics: Soluções para gestão de activos industriais retornáveis em cadeias de distribuição complexas. 

PackIOT: Solução IoT simples e definitiva para o aumento da eficiência no ambiente da indústria. 

UShowMe: Plataforma de Live Stream e Video-On-Demand interativa para a indústria das Artes e Cultura, com a missão de ajudar artistas e organizadores de espetáculos a evoluir para espetáculos híbridos interativos.

SurgeonMate: Aplicação desenvolvida para profissionais de saúde que lhes permite criar e armazenar conteúdo multimédia e dados clínicos num serviço de nuvem seguro, e efetuar telementoring, ou seja, exercer as suas funções com a assistência remota de um especialista.

Virtuleap: Solução que combina neurociência e computação especial, com o objetivo de ajudar ao aumento dos níveis de atenção, lidar com problemas cognitivos, distúrbios e desafios de aprendizagem através de uma biblioteca de jogos de realidade aumentada. 

E o que se vai passar agora? Desde ontem que "as startups estão reunidas num Bootcamp virtual, com o objetivo de perceber melhor as potencialidades da nova tecnologia e aplicações que o 5G pode vir a ter, discutir o seu estado de implementação a nível mundial e explorar use cases relevantes".

E, a partir de 21 de maio, arrancará "a fase de Mentoria, que para além do acompanhamento dedicado de especialistas NOS, AWS e parceiros no desenvolvimento dos projetos, contempla ainda webinars, sessões de networking e de open innovation, e ainda, talks de especialistas na tecnologia 5G, empreendedorismo e capital de risco".

O programa terminará a 30 de junho com "a dinamização de um Demo Day e a apresentação pública das startups finalistas a potenciais parceiros e investidores". Entre eles, lê-se no comunicado, estão a Armilar Venture Partners, entidade gestora do Fundo NOS 5G composto por 10 milhões de euros.

A NOS e a AWS sustentam que com este programa "pretendem apoiar a construção de um ecossistema empreendedor nacional, liderando a transformação digital e potenciando a criação de oportunidades associadas à chegada da nova tecnologia móvel a Portugal".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório