Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Facebook bloqueia piratas informáticos chineses que visaram uigures

A Facebook anunciou hoje ter bloqueado grupos de informáticos chineses "bem apetrechados e persistentes", que usaram a rede social para piratear aparelhos de ativistas da minoria étnica uigur exilados fora da China.

Facebook bloqueia piratas informáticos chineses que visaram uigures
Notícias ao Minuto

07:14 - 25/03/21 por Lusa

Tech Facebook

"Esta atividade tem as características de uma operação persistente e bem apetrechada, ofuscando quem a comanda", anunciou a rede social, designando por Earth Empusa ou Evil Eye os grupos que terão pirateado aparelhos de cerca de 500 uigur a residir na Turquia, Cazaquistão, Estados Unidos, Síria, Austrália, Canadá, entre outros países.

"Para interromper essa operação, bloqueamos a partilha de domínios maliciosos na nossa plataforma, excluímos as contas do grupo e notificamos as pessoas que acreditamos serem alvos desse foco de ameaça", adiantou.  

Os piratas estabeleceram contacto com as vítimas apresentando-se como jornalistas, estudantes, ativistas dos Direitos Humanos ou até membros da comunidade uigur, e, ganhando a sua confiança, partilharam ligações para sites com "malware" que permite a vigilância de aparelhos. 

No processo, foram usadas cerca de 100 contas do Facebook, referiu a rede social.

Os Estados Unidos e outros Governos acusam a China de estar a cometer genocídio contra os muçulmanos uigur no país e esta semana a União Europeia avançou com sanções contra responsáveis locais do Partido Comunista Chinês, levando Pequim a retaliar com sanções contra eurodeputados.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório