Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Já experimentámos a PlayStation 5. Eis como foi jogar na nova geração

Tivemos a oportunidade de jogar ao primeiro nível de ‘Astro’s Playroom’, jogo que estará incluído na compra da consola.

Os aficionados por videojogos já têm certamente o dia 19 de novembro marcado no calendário. Afinal, é neste dia que a nova consola da Sony - a PlayStation 5 - chegará ao mercado português e dará início a toda uma nova geração de videojogos.

Foi em antecipação a este momento que a Sony convidou o Notícias ao Minuto a experimentar a PlayStation 5 e o jogo que estará incluído na compra da consola, Astro’s Playroom’, com níveis inspirados em vários elementos internos do equipamento. O que pode parecer à partida um jogo inofensivo que pouco servirá de argumento para a compra da consola tem, afinal, muito mais que se lhe diga. Na verdade, ‘Astro’s Playroom’ pode muito bem ser a demonstração perfeita das novas capacidades da PlayStation 5 no que diz respeito ao comando DualSense.

Mas vamos por partes. A PlayStation 5 é uma daquelas peças de tecnologia que nada tem de discreto. Alta, branca e de design arrojado, a PlayStation 5 é - ao contrário da antecessora - uma daquelas consolas que comanda todas as atenções de uma divisão. O design poderá não agradar a todos mas, no que diz respeito a imponência, a PlayStation 5 é uma das consolas mais interessantes que já vimos.

Tal como a consola propriamente dita, o comando DualSense também chama rapidamente a atenção. O design foge à tradição imposta pelas várias iterações do DualShock mas estão presentes todos os botões tal como os conhecemos. Porém, as grandes evoluções estão no interior.

Notícias ao Minuto© Sony Interactive Entertainment

A quem está de fora ‘Astro’s Playroom’ é um jogo de plataformas genérico mas, para quem joga, trata-se de uma experiência curiosa e um aperitivo deveras interessante para futuros títulos da PlayStation 5. O sistema de vibração do comando é algo como nunca vimos, capaz de traduzir na perfeição tudo o que se passa no ecrã. O pequeno protagonista Astro mergulhou na água? O centro do comando faz uma ligeira vibração que se espalha por todos os cantos do equipamento. Já quando se encontra a patinar no gelo, a vibração procura emular o raspar dos patins.

É uma experiência mais imersiva ajudada pela pequena nova coluna embutida no DualSense, que emite pequenos sons de tudo o que se passa no ecrã. Ao contrário do DualShock 4, onde estes sons eram por vezes demasiado audíveis, o DualSense tem uma abordagem mais subtil e que rapidamente se entranha na experiência do jogador.

Os novos gatilhos L2 e R2 também merecem ser destacados, tendo agora dois níveis diferentes de pressão. Em ‘Astro’s Playroom’ surgiu uma sequência em que o protagonista se veste num fato com uma mola e, pressionando o L2/R2 até ao fim, era possível dar um salto maior do que se estes botões fossem pressionados a meio caminho. Será interessante perceber como estes novos gatilhos serão implementados em jogos de corrida, FPS (atiradores na primeira pessoa) e até jogos de terror.

Todas as grandes funcionalidades do DualSense são exemplarmente demonstradas em ‘Astro’s Playroom’, o que o torna muito mais interessante de jogar para saber o que o comando é capaz de fazer. Este também é um jogo que os fãs da PlayStation quererão certamente experimentar devido à enorme quantidade de segredos para descobrir.

Notícias ao Minuto© Sony Interactive Entertainment

Jogámos apenas o primeiro nível - de nome Cooling Springs, dedicado ao sistema de arrefecimento da consola -  e ficou claro que as áreas estão recheadas de ‘easter eggs’ e artefactos colecionáveis capazes de dar um sorriso a qualquer pessoa que tenha crescido com uma consola da PlayStation. Mas não vamos estragar a surpresa.

Nota ainda para o visual de grande qualidade de ‘Astro’s Playroom’. Ainda que não seja um jogo particularmente exigente do ponto de vista gráfico, o rápido arranque do jogo, a fluidez e os pormenorizados efeitos visuais (calor, água, gelo, vento e reflexos de vidro) dão conta que a PlayStation 5 se trata máquina deveras potente. E, a julgar pelo silêncio das ventoinhas, fica claro que estamos perante uma consola capaz de oferecer muito, muito mais.

Como já referimos, ‘Astro’s Playroom’ poderá ser uma boa primeira experiência com a PlayStation 5 mas, depois de o jogarmos, confessamos que estamos mais interessados em saber o que reservam os futuros jogos da consola e de que forma tirarão partido das novas capacidades.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório