Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Instagram acusado de recolher dados biométricos dos utilizadores

A empresa pode ser obrigada a pagar uma multa de cinco mil dólares por cada violação. A rede social conta com mais de 100 milhões de utilizadores.

Instagram acusado de recolher dados biométricos dos utilizadores

O Facebook recebeu um novo processo dirigido ao Instagram em que a rede social é acusada de recolher dados biométricos dos seus utilizadores através de uma ferramenta capaz de identificar faces. Os dados são posteriormente armazenados em bases de dados.

Conta o Business Insider que o processo alega que a ferramenta em questão também identifica e recolhe dados biométricos de pessoas que não estão inscritas no Instagram, algo que não é permitido uma vez que a empresa deve ter o devido consentimento.

“Assim que o Facebook recolhe os [dados] biométricos dos utilizadores de Instagram, [a empresa] usa-os para melhorar as capacidades de reconhecimento facial em todos os seus produtos, incluindo a app do Facebook e partilha a informação entre várias entidades. O Facebook faz isto tudo sem providenciar qualquer aviso”, pode ler-se no processo submetido no estado do Illinois, nos EUA.

Em reação, um porta-voz do Facebook adiantou que o processo “não tem fundamento” e afirmou que o “Instagram não usa qualquer tecnologia de reconhecimento facial”.

O processo pede que o Facebook seja multado de acordo com as leis do estado do Illinois, ou seja, 5 mil dólares por cada violação. Dado que o Instagram tem mais de 100 milhões de utilizadores, a multa poderá ascender até aos 500 mil milhões de dólares.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório