Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Google quer lançar um novo serviço de notícias

Poderá ser um rival do Apple News.

Google quer lançar um novo serviço de notícias
Notícias ao Minuto

20:30 - 25/06/20 por Miguel Patinha Dias com Lusa

Tech Google

A Google veio a público anunciar um “programa de licenciamento para pagar a publicações por conteúdo de alta qualidade para uma nova experiência de notícias”. Como diz o Business Insider, na prática isto significa que a tecnológica de Mountain View lançará um serviço rival do Apple News.

O anúncio foi feito pelo vice-presidente de produto para notícias da Google, Brad Bender, numa publicação de blogue, onde foi adiantado que a empresa já começou a criar acordos com publicações na Alemanha, Brasil e Austrália. De recordar que a Google tem sido acusadas por publicações e empresas de media de que está a ‘matar’ o jornalismo, não dando qualquer compensação por incluir conteúdo noticioso nas respetivas plataformas.

De acordo com Bender, a ideia é ajudar os media a "rentabilizar os seus conteúdos através de uma experiência enriquecida de contar notícias que permita às pessoas mergulharem em histórias complexas, serem informadas e expostas a um mundo de diferentes questões e interesses".

A empresa disse que, "sempre que possível", se oferecerá para pagar aos meios de comunicação por conteúdos que normalmente só estão acessíveis por assinatura, para que as pessoas os possam visitar gratuitamente através dos portais Google.

"Isto permitirá às empresas editoriais aumentar o seu público leitor e criar uma oportunidade para as pessoas lerem conteúdos que normalmente não veriam", adianta a empresa.

O novo serviço ainda não tem nome mas a Bender adiantou que o lançamento está previsto para o final do ano.

[Notícia atualizada às 21h35]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório