Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Foi há 50 anos que começou o desenvolvimento da Internet

A primeira mensagem foi trocada entre dois computadores há precisamente 50 anos.

Foi há 50 anos que começou o desenvolvimento da Internet

Foi a 29 de outubro, em 1969, que transmitida a primeira mensagem através da ARPANET, uma versão que precedeu a Internet como a conhecemos hoje em dia. Foi portanto há 50 anos que foi trocada a primeira mensagem por meios digitais – simplesmente “LO” do que era suposto ser “LOGIN”.

Como conta a Devolo por comunicado, a primeira mensagem foi uma primeira tentativa falhada, com a transmissão a ter sido interrompida devido ao encerrar inesperado do sistema composto por apenas dois computadores de universidades. A segunda tentativa já foi bem-sucedida, um objetivo cumprido que veio a convencer mais universidades a juntarem-se à ARPANET.

Foi só com o desenvolvimento de uma linguagem computacional comum em 1983, com o protocolo de rede TCP/IP, que o desenvolvimento da Internet pode continuar e ajudar no desenvolvimento do laboratório de investigação nuclear CERN em Genebra, na Suíça. Quis o destino que o físico inglês Tim Berners-Lee estivesse no CERN nesta altura, criando em 1990 o protocolo HTTP e o que veio a resultar na criação da World Wide Web que conhecemos hoje em dia.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório