A Sony e a Microsoft já confirmaram oficialmente o desenvolvimento das suas próximas consolas, a PlayStation 5 e a nova Xbox que, por enquanto, é conhecida apenas como Project Scarlett. A perspetiva de uma nova geração de consolas é suficiente para deixar os jogadores entusiasmados mas, por si só, não parece ter o mesmo efeito nos produtores.
Um deles é um dos principais produtores do estúdio japonês Platinum Games, Atsushi Inaba, que diz que mesmo com vantagens para o consumidor como tempos de espera mais reduzidos, as novas consolas não serão realmente inovadoras. "Muito francamente, comparado com anteriores gerações, é mais do mesmo. Não há nada de diferente ou super inovador, digo eu.O hardware de videojogos era sobre chips personalizados que não podias ter no PC. Agora, olhas para isto e estão simplesmente a pegar em coisas que já existem,” apontou Inaba em entrevista ao VGC.
Para o produtor nipónico, a inovação está em serviços de streaming como é o caso do Xbox Game Pass da Microsoft ou a Stadia da Google. "É difícil ficar entusiasmado com algo que já existe, mas foi readaptado de certa forma. É por isso que para mim, coisas como as plataformas na nuvem representam inovação e algo muito, muito diferente - são plataformas que me entusiasmam e onde sinto que está a decorrer muito mais inovação”, afirmou o produtor.
Leia mais: E3 2019. Os títulos que marcaram o maior evento de videojogos do mundo