Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Catalina é a próxima grande atualização para os computadores da Apple

A Apple confirmou que encerrará o iTunes em favor de três apps

Notícias ao Minuto

19:47 - 03/06/19 por Miguel Patinha Dias

Tech WWDC

A Apple confirmou na sua apresentação WWDC que a próxima atualização para computadores Mac, a macOS, chamar-se-á Catalina. Entre as novidades está o encerrar do iTunes em favor de três apps, nomeadamente a Apple Music, a Apple TV e Apple Podcasts.

A funcionalidade SideCar também permitirá aos utilizadores do Mac usar um iPad como ecrã secundário, uma opção que pode ser usada com e sem fios e será certamente do agrado dos utilizadores mais profissionais.

A grande funcionalidade do macOS Catalina foi, no entanto, a capacidade de controlar todo o computador apenas com recurso a voz. A capacidade foi apontada pela Apple como uma forma de aumentar a acessibilidade aos dispositivos da empresa, permitindo ditar ou até dar indicações para navegar pela interface do macOS.

Outra novidade foi o FindMy, uma nova opção que permitirá aos utilizadores do Mac saber a localização dos seus computadores caso estes tenham sido roubados ou até perdidos. A Apple diz que será possível ter acesso à localização de um Mac mesmo que este não esteja ligado à Internet. A Apple adiantou que criou uma forma de dispositivos da marca detidos por outras pessoas ajudarão a apontar a localização, servindo-se de pequenos dados como pistas para ajudar a descobrir o equipamento perdido. A Apple assegura que todo o processo é levado a cabo com recurso a encriptação, pelo que ninguém terá acesso aos seus dados.

A nova versão do sistema operativo estará disponível em formato beta este verão e será lançado oficialmente para os utilizadores no outono.

[Notícia atualizada às 20:18]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório