Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Google corta acesso da Huawei ao sistema Android

A decisão resulta da ordem executiva do Presidente dos EUA e impede que os smartphones da tecnológica chinesa tenham atualizações e acesso à loja virtual da Google.

Google corta acesso da Huawei ao sistema Android
Notícias ao Minuto

07:56 - 20/05/19 por Miguel Patinha Dias

Tech EUA

A Reuters avançou que a Google terá decidido revogar a licença da Huawei que lhe permite ter acesso ao sistema operativo Android. “A Google suspendeu os negócios com a Huawei, o que exige a transferência de hardware, software e serviços técnicos à exceção daqueles publicamente disponíveis para licenciamento ‘open source’,” pode ler-se na publicação avançada por uma fonte próxima.

A situação será o resultado da ordem executiva assinada pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, que ‘bane’ a utilização de equipamentos da Huawei por empresas norte-americanas. É importante notar no entanto que, a confirmar-se esta medida, diz respeito apenas a futuros dispositivos da Huawei e não aos já existentes no mercado. Abaixo pode ler uma publicação feita pela Google no seu Twitter oficial.

Há ainda a notar que a Huawei ainda terá acesso à versão pública do sistema operativo da Google, o Android Open Source Project. A Huawei estará certamente a estudar o melhor plano de ação, sendo bastante provável que venha a recorrer da decisão.

Entretanto a Huawei publicou um comunicado onde reage à decisão da Google, assegurando os seus clientes que continuará a atualizar os smartphones presentes no mercado. Do seu lado, a Google assegurou também que os dispositivos da Huawei continuarão com os serviços básicos.

Leia mais: Tensão entre EUA e Huawei pode prejudicar… a Apple

[Notícia atualizada às 10:26]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório