Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Apple disponibiliza aplicação móvel para registar europeus no Reino Unido

A aplicação móvel para facilitar a candidatura de cidadãos europeus ao estatuto de residentes no Reino Unido vai estar disponível em aparelhos Apple, anunciou hoje o Ministério do Interior, que deu conta de 50.000 registos só este fim de semana.

Apple disponibiliza aplicação móvel para registar europeus no Reino Unido
Notícias ao Minuto

19:30 - 01/04/19 por Lusa

Tech Brexit

A aplicação móvel, criada para verificar a identidade do candidato, o que faz lendo a informação contida pessoal no passaporte biométrico, atualmente só funciona em telemóveis e 'tablets' com sistema operativo Android.

"Tive várias conversas com a Apple ao mais alto nível para garantir que todos possam usar a aplicação. Juntos, trabalhámos arduamente para encontrar uma solução que permita que a aplicação funcione nos dispositivos deles. Tenho o prazer de confirmar que a Apple fará as alterações necessárias e que a aplicação funcionará nos dispositivos móveis e 'tablets' deles até ao final do ano", anunciou o ministro do Interior, Sajid Javid.

O aplicativo é apenas uma das diferentes maneiras que os candidatos poderão usar para confirmar a sua identidade, que podem enviar os originais por via postal para verificação num serviço central ou deslocar-se a um dos mais de 50 locais a nível nacional onde podem ter os respetivos passaportes validados.

Após este passo, um 'link' é enviado para o endereço eletrónico do candidato, que pode completar a inscrição em qualquer computador, 'tablet' ou telemóvel, independentemente do sistema operativo.

O esquema de regularização do estatuto migratório obrigatório para os cidadãos europeus residentes no Reino Unido entrou em pleno funcionamento este sábado, apesar de a data do 'Brexit' ter sido adiada de 29 de março para 12 de abril.

O estatuto de residente permanente ('settled status') será atribuído àqueles com cinco anos consecutivos a viver no Reino Unido, enquanto que os que estão há menos de cinco anos no país terão um título provisório ('pre-settled status') até completarem o tempo necessário.

O sistema é totalmente digital e confirma automaticamente a elegibilidade através do cruzamento de dados com a administração fiscal ou a segurança social, mas, no caso de dúvidas, os candidatos poderão submeter documentos adicionais.

A candidatura é obrigatória para todos os cidadãos europeus, qualquer que seja a sua idade ou atual estatuto de residência, exceto para aqueles que possuem dupla nacionalidade britânica, e pode ser feita pelo menos até 31 de dezembro de 2020.

De acordo com o Ministério do Interior, só no sábado e domingo registaram-se mais de 50.000 pessoas, o que, somando às 230.000 que já se tinham candidatado durante as três fases experimentais, já soma mais de 280.000 inscrições.

Atualmente, as candidaturas estão a levar entre um e quatro dias para serem processadas, quando não é necessária mais nenhuma informação adicional.

Durante o fim de semana, o governo britânico publicou instruções em 26 línguas europeias diferentes, incluindo português [https://www.gov.uk/guidance/settled-status-for-eu-citizens-and-their-families-translations.pt].

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório