Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Nova Zelândia: YouTube retira "dezenas de milhares" de vídeos do ataque

O YouTube anunciou hoje que removeu "dezenas de milhares" de vídeos a mostrar a ataque terrorista em Christchurch (Nova Zelândia), que causou 50 mortos e 50 feridos e foi transmitido em direto na rede social Facebook.

Nova Zelândia: YouTube retira "dezenas de milhares" de vídeos do ataque
Notícias ao Minuto

20:19 - 18/03/19 por Lusa

Tech Redes Sociais

Em comunicado, a página dedicada a vídeos que pertence à Alphabet (casa-mãe da Google), explica que o volume de gravações do ataque que foram enviadas para a rede a partir da transmissão original, que foi eliminada de imediato, "não tem precedentes, tanto ao nível da escala como de rapidez".

A velocidade com que os vídeos foram colocados no Youtube, nas horas após o ataque, atingiu um novo vídeo a cada segundo, disse a empresa, que garante ter eliminado as contas que "promoveram ou glorificaram o que aconteceu".

O procedimento normal para determinar se o conteúdo deve ser removido por violar os termos da empresa inclui observadores humanos que analisam uma pré-seleção feita por um sistema de inteligência artificial, mas neste caso o Youtube ignorou e automatizou o processo para o acelerar.

O fato de o massacre ter sido transmitido ao vivo colocou o foco nas redes sociais.

A rede social Facebook indicou no domingo que retirou 1,5 milhões de vídeos apenas nas primeiras 24 horas, dos quais 1,2 milhões foram removidos da plataforma antes que os utilizadores pudessem vê-los.

Brenton Tarrant, um australiano nacionalista branco, de 28 anos e que está em prisão preventiva, é o suposto responsável pelos ataques às mesquitas Al-Noor e de Linwood, na sexta-feira, que fizeram 50 mortos e quase meia centena de feridos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório