Startup portuguesa cria sistema para aeronaves que pode salvar vidas

Sistema foi pensado para a aviação experimental e ligeira que pode vir a salvar vidas. Objetivo é chegar às falhas antes de estas provocarem acidentes.

aeronave avioneta

© Pixabay

Notícias Ao Minuto
14/12/2018 12:00 ‧ 14/12/2018 por Notícias Ao Minuto

Tech

Aviação

A iTrack Solutions, startup de Coimbra, criou um sistema que permite detetar qualquer falha impercetível sem o uso de equipamentos de medição. Este sistema, explica a iTrack Solutions, foi pensado para a aviação experimental e para Light Sport Aircrafts (LSA), ou seja, aviação ligeira.

O sistema criado chama-se Air Copilot e analisa as informações recolhidas através dos sensores instalados na aeronave para obter informações sobre os sistemas mecânicos do avião, alertando sempre que haja problemas mecânicos.

Como? A empresa explica que a caixa que é instalada nas aeronaves (de forma não invasiva) integra sensores de vibração, um teste de compressão relativa e medidor de impulso que permite detetar falhas antes que se tornem um problema. 

Este sistema pode revelar-se preponderante uma vez que cerca de 18% dos acidentes na aviação ligeira tem origem em falhas mecânicas, podendo a Air Copilot vir salvar vidas. 

O produto, que se encontra a ser desenvolvido com uma patente da Agência Espacial Europeia (ESA), vai ser demonstrado no próximo dia 20 e 21, em Coimbra, num evento da ESA BIC Portugal, com a presença do diretor-geral da ESA, Johann-Dietrich ‘Jan’ Wörner, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas