Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Macau estreia app para prestar apoio à população em emergências

O Governo de Macau anunciou hoje o lançamento de uma aplicação móvel dedicada a situações de emergências que faz a estreia com a aproximação do tufão Yutu, no qual as autoridades já emitiram o alerta 1 de tempestade tropical.

Macau estreia app para prestar apoio à população em emergências
Notícias ao Minuto

12:06 - 31/10/18 por Lusa

Tech Yutu

A aplicação móvel "GeoGuide para emergências" permite a população obter informações sobre a previsão de inundação dos diferentes níveis de "Storm Surge" (maré de tempestade) através de um mapa na versão online e offline, anunciou o governo.

A "GeoGuide para emergências", disponível também em português e inglês, é um projeto da Direção dos Serviços de Cartografia e Cadastro com o apoio dos Serviços de Polícia Unitários e da Direção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos.

A 'app' integra previsões, localizações dos centros de acolhimento de emergência, linhas de emergência, e guia de prevenção de riscos/desastres, entre outras informações.

A passagem do tufão Yutu pelas Filipinas provocou a morte a pelo menos quatro pessoas e as equipas de resgate continuam as operações para encontrar sobreviventes entre a lama e os destroços

O Yutu tocou a terra na madrugada de terça-feira, com ventos que sopravam a 150 quilómetros por hora, com rajadas de até 210 quilómetros por hora e provocou danos materiais, como a queda de árvores e casas que perderam os telhados, além de forçar a retirada de milhares de pessoas.

Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau (SMG) emitiram na terça-feira o sinal 1 de tempestade tropical.

"Após a entrada no Mar do Sul da China, o Yutu enfraqueceu para um ciclone tropical severo (...) prevê-se que o Yutu desacelere a velocidade de movimentação e pouco a pouco tome um rumo para norte e para a parte nordeste do Mar do Sul da China" apontou o SMG numa nota divulgada hoje.

Na madrugada de quarta-feira existe uma probabilidade "moderada a relativamente alta" de o sinal 3 de tempestade tropical ser emitido.

A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, hasteados tendo em conta a proximidade da tempestade e a intensidade dos ventos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório