Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 16º MÁX 28º

Lage substitui Vasconcelos na organização do Congresso do PS

O dirigente socialista Manuel Lage vai substituir o ex-secretário de Estado da Indústria João Vasconcelos na presidência da Comissão da Organização do Congresso (COC) do PS, disse hoje à agência Lusa fonte deste partido.

Lage substitui Vasconcelos na organização do Congresso do PS
Notícias ao Minuto

11:53 - 26/04/18 por Lusa

Política Partidos

Em declarações à agência Lusa, João Vasconcelos justificou a sua saída da presidência da COC do PS, cujo congresso se realiza entre 25 e 27 de maio, na Batalha (distrito de Leiria), "exclusivamente por motivos pessoais".

"Na minha decisão não houve nenhum motivo de ordem política", acentuou o ex-secretário de Estado.

O novo presidente da COC do PS, Manuel Lage, era já o "número dois" da equipa até esta semana liderada por João Vasconcelos.

Manuel Lage foi diretor de campanha da candidatura socialista de Joaquim Raposo à presidência da Câmara de Oeiras e pertence atualmente à direção da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) dos socialistas.

Esta mudança na estrutura dirigente da COC do PS acontece a duas semanas da realização de eleições diretas para o cargo de secretário-geral do PS, que, tal como em 2016, serão disputadas entre o atual líder e primeiro-ministro, António Costa, e o dirigente Daniel Adrião.

Hoje, ao fim da tarde, é formalizada a entrega da moção de orientação política do secretário-geral do PS, intitulada "Geração 20/30" - documento coordenado pela secretária de Estado Mariana Vieira da Silva e, tal como a agência Lusa noticiou, apresenta como temas centrais a sociedade digital, o combate às desigualdades e às alterações climáticas e o desafio demográfico.

Na sexta-feira, pelas 18:30, em Portimão, António Costa apresenta então a sua terceira candidatura ao cargo de secretário-geral do PS (2014, 2016 e 2018), bem como a sua moção de estratégia.

António Costa escolheu como mandatário da sua candidatura o fundador deste partido e antigo secretário de Estado para a Comunicação Social, Alberto Arons de Carvalho.

O diretor de campanha da candidatura de António Costa será o atual "vice" da Câmara de Lisboa e presidente da FAUL, Duarte Cordeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório