Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Primeiro-ministro recebe hoje novo líder do PSD

O novo presidente do PSD é hoje recebido pelo primeiro-ministro, António Costa, que já considerou positivo para o país a disponibilidade para o diálogo interpartidário por parte de Rui Rio.

Primeiro-ministro recebe hoje novo líder do PSD
Notícias ao Minuto

06:23 - 20/02/18 por Lusa

Política António Costa

O encontro está marcado para as 12:00, na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento, Lisboa, e acontece dois dias após o 37.º Congresso Nacional do partido, que consagrou Rui Rio e um dia após o líder do PSD se ter reunido com o Presidente da República.

No final do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Rio disse ter transmitido ao Presidente da República que os sociais-democratas estão "completamente disponíveis" para dialogarem com "outros partidos" com vista a concretizar as reformas de que Portugal precisa.

"Essa será a principal mensagem que aqui deixámos: estamos completamente disponíveis para conversar com os outros partidos no sentido de que Portugal consiga fazer reformas que, de outra forma, não é possível fazer", afirmou.

Por seu lado, o primeiro-ministro considerou na segunda-feira "positivo para o país" a "nova disponibilidade" do PSD para diálogo interpartidário, destacando questões como a "Estratégia Portugal pós-2020" ou a descentralização, mas recusando quaisquer reformas da Segurança Social que impliquem cortes.

"Parece-me, obviamente, positivo para o país que haja, hoje, uma nova disponibilidade por parte do maior partido da oposição para negociar", afirmou o socialista António Costa.

Costa exemplificou os casos das opções de investimento público e utilização dos quadros comunitários de apoio até 2030 ou da descentralização como áreas onde poderá existir diálogo, frisando que a atual solução governativa está encontrada, referindo-se ao Governo minoritário do PS, cimentado em acordos bilaterais com BE, PCP e PEV.

Além do encontro com o primeiro-ministro, Rui Rio irá também reunir-se em breve com outros líderes partidários, nomeadamente com a presidente do CDS-PP, Assunção Cristas.

Para hoje está também agendada a primeira reunião da nova Comissão Política Nacional do PSD, eleita no domingo.

A Comissão Política do PSD integra como vice-presidentes David Justino, Elina Fraga, Isabel Meirelles, Manuel Castro Almeida, Nuno Morais Sarmento e Salvador Malheiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório